Força Aérea Israelense intensifica uso de drones. Neste ano de 2021, a Força Aérea Israelense (IAF) deverá quebrar um recorde no uso de Sistemas Aéreos Não Tripulados de Combate (UCAS). No ano passado, cerca de 80% das horas de voo da IAF foram realizadas por diferentes tipos de drones UAS e UCAS.
A IAF está usando uma grande frota de drones para realizar uma longa lista de missões. A mídia estrangeira relata que, supostamente, Israel usou UCAS para realizar ataques com mísseis. O último relatório afirmava que um UCAS israelense atacou e destruiu um veículo no lado sírio da fronteira de Golan. Isto nunca foi confirmado pelas autoridades israelenses.
A Força Aérea Israelense está determinada a transferir mais missões realizadas hoje por aeronaves tripuladas, para sua crescente frota de sistemas não tripulados. Recentemente, a IAF anunciou o estabelecimento de um Departamento de Sistemas de Armas UAS. O aumento do uso de UAS/UCAS resulta na instalação de mais cargas úteis nesses veículos aéreos.
Israel usa basicamente três tipos de sistemas aéreos não tripulados de média altitude e longa autonomia (UAS MALE – Medium-Altitude Long-Endurance). São eles, o Heron Mk.I Shoval e o aprimorado Heron TP Eithan fabricados pela Israel Aerospace Industries (IAI), além do Hermes 450 Zik e Hermes 900 Kochav fabricados pela Elbit systems.
O uso muito extensivo dos drones está resultando na demanda por versões mais avançadas. Novos UAS estão em desenvolvimento, mas ainda são altamente classificados. Dois sistemas não classificados são as versões avançadas do Heron Mk.I/Heron TP e do Heron Mk.II, que agora está sendo considerado pelo IAF.
O Heron Mk.II está equipado com um motor Rotax 915 IF, que de acordo com a IAI, foi adaptado especificamente para as necessidades operacionais desta nova versão do UAS. Ele permite que o Mk.II atinja um teto de 35.000 pés e uma velocidade máxima de 140 nós.
Fonte: Scramble Magazine
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