• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Força Aérea Indiana receberá seis Airbus A321 AEW&C Netra Mk 2

1 de novembro de 2022
Força Aérea Indiana receberá seis Airbus A321 AEW&C Netra Mk 2. Maquete do novo avião exposta na Defexpo 2022 (Foto: @kishanchand_89).
Força Aérea Indiana receberá seis Airbus A321 AEW&C Netra Mk 2. Maquete do novo avião exposta na Defexpo 2022 (Foto: @kishanchand_89).

Força Aérea Indiana receberá seis Airbus A321 AEW&C Netra Mk 2. O Centro de Sistemas Aerotransportados (CABS) da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa da Índia (DRDO), atualmente está em pleno desenvolvimento de uma nova plataforma de Alerta e Aéreo Antecipado e Controle de segunda geração (AEW&C Mk2) para a Força Aérea Indiana (IAF).

O novo sistema será integrado em seis jatos comerciais Airbus A321, recentemente adquiridos usados da companhia aérea Air India. As aeronaves serão convertidas em plataformas militares chamadas NETRA AEW&C Mk 2.

De acordo com K Rajalakshmi Menon, diretor da CABS, a nova plataforma oferecerá melhorias em comparação aos Embraer EMB-145 AEW&C Netra atualmente em operação na frota da IAF. Ele falou à jornalistas na Defexpo 2022, realizada em Gandhinagar, Gujarat, de 18 a 22 de outubro.

Sem fornecer muitos detalhes, Menon disse que os novos Airbus A321 Netra Mk 2 terá um radar aprimorado, equipamentos IFF para identificação de amigo ou inimigo aprimorado, sistemas de missão com recursos de inteligência eletrônica (ELINT) e inteligência de comunicações (COMINT). Ele acrescentou ainda que os sistemas serão semelhantes aos atuais em operação no mercado internacional.

Embraer 145 Netra MK 1 da IAF (Foto: IAF).
Embraer 145 Netra MK 1 da IAF (Foto: IAF).

“Os sistemas de missão do Mk 2 têm tecnologias de comunicação aprimoradas que atendem a taxas de dados e recursos de criptografia mais altos e integração com o Sistema Integrado de Comando e Controle Aéreo (IACCS)”, disse o Menon. O IACCS é um centro automatizado de comando e controle de defesa aérea para controlar e monitorar as operações aéreas da IAF.

Em uma pesquisa rápida na internet, observamos que a Air India retirou de operação neste ano seis Airbus A321, que armazenados:

VT-PPA (c/n 3130)
VT-PPB (c/n 3146)
VT-PPD (c/n 3212)
VT-PPE (c/n 3326)
VT-PPF (c/n 3340)

VT-PPN (c/n 3955)

* Fonte: Airfleets

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login