A Força Aérea Indiana (IAF) estaria disposta a arrendar algumas aeronaves de reabastecimento em voo Airbus A330 MRTT. A informação foi repassada por fontes militares para o jornal indiano The Print, durante a feira internacional de aviação Aero India 2021, que acontece em Bangalore, entre 03 e 05 de fevereiro.
De acordo com as fontes da Defesa Indiana, o contrato de arrendamento seria por um período de 10 anos, inicialmente envolvendo três aeronaves MRTT, e conforme a experiência de uso, poderia chegar a um total de até seis unidades, relatou o The Print.
A IAF atualmente possui seis aeronaves Ilyushin Il-78MKI operadas pelo Esquadrão 78 “Valorous” MARS (Mid Air Refueling Squadron), sediado na Base Aérea de Agra (VIAG). A Índia estaria enfrentando sérios problemas de suporte técnico e manutenção para a frota de aeronaves russas, causando uma baixa disponibilidade operacional para missões de reabastecimento em voo.
Em 2018 a IAF apresentou para o Ministério da Defesa (MoD) um projeto de atualização e modernização da frota de Il-76MD e Il-78MKI, o que aumentaria a vida útil dessas aeronaves em mais de 15 anos. Este projeto não evoluiu, mas a Russian United Aircraft Corporation (UAC) e a Índia se encontraram agora, durante a feira Aero India 2021, e iniciaram tratativas sobre a atualização dos quadrijatos de transporte Il-76MD. A UAC considera a atualização dos aviões tanque Il-78MKI, mas não esconde que o seu objetivo principal seria o contrato de atualização dos transportadores Il-76MD.
Por todos esses problemas, a IAF solicitou que a Airbus Defense & Space e a Boeing para fornecerem informações sobre os seus programas A330MRTT e KC-46 Pegasus, respectivamente. Durante a Aero India 2021, a Airbus foi mais rápida e sentou à mesa de negociações com a IAF para novas rodadas de negociações.
Segundo o The Print, a oferta de arrendamento da Airbus vem fomentada pela empresa britânica Air Tanker, que desde 2008 fornece uma frota de A330 MRTT em forma de leasing para a Royal Air Force (RAF). O contrato entre a Air Tanker e o Ministério da Defesa do Reino Unido, envolve a disponibilidade de até 14 MRTTs por um período de 27 anos. Conforme a empresa, nove dessas aeronaves compõem a “frota principal” da RAF, e as cinco restantes seriam “back up”, disponíveis para os britânicos e também para eventuais novos clientes da Air Tanker.
O Governo Francês também teria oferecido ao Governo Indiano seis aeronaves A330 MRTT em regime de leasing entre nações aliadas.
Recentemente o governo do Primeiro-Ministro Narendra Modi, permitiu que as forças armadas indianas adquiram equipamentos militares em forma de arrendamento, seguindo o Procedimento de Aquisição de Defesa (DAP) 2020. Este modelo operacional por leasing, reduz significativamente os investimentos e as despesas de manutenção por conta do desgaste natural pelo ciclo de vida útil dos equipamentos.
@FFO