Força Aérea Indiana movimentou seus Airbus A321. Um Airbus A321 da Força Aérea Indiana (IAF) foi visto decolando Aeroporto Internacional Lokpriya Gopinath Bordoloi no início de novembro. Ela é uma das seis aeronaves civis adquiridas pelo Ministério da Defesa da companhia aérea Air Índia, e que serão convertidas em plataformas de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C).
O A321 visto decolando de Lokpriya Gopinath Bordoloi, no nordeste do país, ostentava os títulos e marcas da IAF, matrícula militar CA7081 e pintura básica da Air Índia, onde voava com a matrícula civil VT-PPA (número de construção 3130).
Além dos seis A321, a IAF também comprou um Airbus A319 da Air Índia (VT-SCO). Este último recebeu uma pintura cinza e os títulos da Agência de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa do Governo Indiano (DRDO), e está sendo utilizado como plataforma de testes para o desenvolvimento do sistema AEW&C (saiba mais).
Com o avanço do projeto conjunto IAF/DRDO AEW&C Mk.II, espera-se que os primeiros A321 sejam enviados para a Airbus, na França, onde serão passarão por modificações estruturais para acomodar os equipamentos e radares de missão. Após isso, eles retornarão para a Índia, onde a DRDO integrará o software de missão.
Desde o ano passado, os seis A321 foram armazenados na Base Aérea de Hindon, no Estado de Uttar Pradesh. As aeronaves compradas pela IAF são: A321-200: VT-PPA (c/n 3130); VT-PPB (c/n 3146); VT-PPD (c/n 3212); VT-PPE (c/n 3326); VT-PPF (c/n 3340); VT-PPN (c/n 3955).
@FFO