Força Aérea Indiana mais perto de receber os primeiros HAL LCH. A fabricante de aeronaves indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), deverá entregar os três primeiros Helicópteros de Combate Leve (LCH – Light Combat Helicopters) para a Força Aérea Indiana (IAF – Indian Air Force). A entrega acontecerá em breve, assim que os testes de aceitação forem concluídos.
Em novembro de 2016, o Ministério da Defesa Indiano (MoD) assinou um contrato com a HAL para a aquisição de helicópteros de combate HAL LCH. A Solicitação de Proposta (RFP – Request for Proposal) só foi emitida em 22 de dezembro de 2017, quando a fabricante recebeu a solicitação para a produção de quinze LCH, sendo dez para a IAF e cinco para o Comando da Aviação do Exército Indiano.
Uma Carta de Intenções (LoI – Letter of Intent) foi emitida para uma produção inicial seriada (LSP – Limited Series Production) de dez unidades LCH, sendo cinco para cada instituição. Já foram produzidos três helicópteros para o IAF, e ainda neste ano serão fabricadas mais duas unidades, além de quatro LCH para o Exército. Para 2022 está programada a produção de seis unidades.
Embora a Força Aérea Inidiana seja o cliente de lançamento do LCH, com 65 unidades previstas, o Exército Indiano será o maior operador do modelo, com a solicitação de 114 helicópteros.
Desenvolvido e produzido pela Hindustan, o LCH é um helicóptero de combate de 5,5 toneladas, para atender aos requisitos específicos e exclusivos das forças armadas indianas. O voo inaugural do primeiro protótipo do LCH ocorreu há mais de 11 anos, em 29 de março de 2010, e até agora foram construídos quatro protótipos TD (Technology Demonstrators), além de três LSP (Limited Series Production).
Fonte: Scramble Magazine