Força Aérea Indiana introduz Heron Mk.II em serviço. A Força Aérea Indiana (IAF) introduziu em serviço quatro veículos aéreos não tripulados IAI Heron Mk II. As aeronaves remotamente pilotadas irão realizar a vigilância no setor norte da Índia, que faz fronteira com a China e Paquistão.
Desenvolvido pela IAI, o Heron Mk II é do tipo MALE (Média Altitude e Longa Duração). Ele tem 8,5 m de comprimento, 16,6 m de envergadura e capacidade de carga de 490 kg. Conforme as especificações da empresa, o UAV tem peso máximo de decolagem de 1.430 kg, autonomia de 45 horas, teto de serviço de 35.000 pés e velocidade máxima de 150 nós.
Segundo um comunicado da IAF em 13 de agosto, os quatro Heron Mk.II (701, 702, 703 e 704) são equipadas com sensores e radares de observação de longo alcance e carregarão cargas adicionais relacionadas a medidas de suporte eletrônico (ESM), inteligência de comunicações (COMINT), inteligência eletrônica (ELINT) e de comunicações seguras.
Vale lembrar que cerca de 70 Heron Mk.I são empregados por unidades do Exército Indiano, da Marinha e da Força Aérea desde 2011 em missões ISR. Os novos Mk.II, mais capazes, foram arrendados porque tem mais recursos de prover vigilância. A IAI deve entregar ao todo 10 Heron Mk II a IAF. A IAI informa que o Heron Mk II é usado pela Força Aérea de Israel e mais de 20 outras organizações em todo o mundo.
@CAS