Força Aérea Indiana incorporou o primeiro helicóptero HAL LCH. A Força Aérea Indiana (IAF) recebeu oficialmente, em 19 de novembro, o primeiro helicóptero de combate leve LCH (Light Combat Helicopters), produzido pela fabricante Hindustan Aeronautics Limited (HAL). O fato ocorreu durante a cerimônia dos 75 anos de independência do país, e contou com a presença do primeiro-ministro Narendra Modi.
Desenvolvido localmente, o LCH é um helicóptero de ataque bimotor, projetado sob os requerimentos da IAF, que incorpora várias tecnologias avançadas, e tem capacidade de operar em regiões de grande altitude, cerca de 5.000 metros (16.400 pés), completamente armado e abastecido, com peso aproximado de 5,8 toneladas.
Operado por dois tripulantes, piloto e operador de sistema de armas (WSO) dispostos em tandem, o LCH é destinado para missões de neutralização da defesa aérea inimiga, contra-insurgência, busca e resgate, combate antitanque, operações especiais, apoio aéreo, etc. Para isto, a aeronave possui recursos furtivos, como baixa assinatura radar e infravermelha, além de ser equipado com uma suíte de guerra eletrônica aprimorada (EW), sistema de contra-medidas direcional por infravermelho (DIRCM), canhão de 20 mm, míssil ar-solo (ATGM), link de dados, míssil anti-radiação (ARM), proteção nuclear, biológica e química (NBC).
O Ministério da Defesa Indiano (MoD) assinou um contrato com a HAL em 2016, para a aquisição de helicópteros LCH. A Solicitação de Proposta (RFP – Request for Proposal) só foi emitida em 22 de dezembro de 2017, quando a fabricante recebeu a solicitação para a produção de quinze LCH, sendo dez para a IAF e cinco para o Comando da Aviação do Exército Indiano.
@FFO