Força Aérea Indiana ativa primeiro Esquadrão de helicópteros de ataque LCH Prachanda. A Força Aérea Indiana (IAF) ativou oficialmente o primeiro Esquadrão com os novos helicópteros de ataque LCH (Light Combat Helicopter) produzidos localmente. Uma cerimônia com a presença do Ministro da Defesa, Rajnath Singh, e outras autoridades, foi realizada na segunda-feira (03) na Base Aérea de Jodhpur, sede do Esquadrão de Helicópteros 143 “Dhanush”.
No evento foram comissionados os quatro primeiros helicópteros, que recebeu o nome oficial de “Prachanda”, ou “Feroz” no idioma bengali. Até então, essas aeronaves produzidas pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), eram conhecidas apenas pela sigla LCH. Outros quatro Prachanda serão entregues neste ano fiscal ao Esquadrão 143.
Recentemente o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS) aprovou um investimento de mais de US$ 500 milhões para a produção inicial de 15 LCH Prachanda, sendo cinco unidades para o Exército e dez para a IAF. A HAL elaborou um cronograma para atingir a capacidade de produção máxima de 30 helicópteros por ano, buscando atender a produção de 145 unidades em oito anos, a partir da data de assinatura do pedido inicial de série. O Exército recebeu formalmente seu primeiro LCH na semana passada.
Desenvolvido e produzido localmente pela HAL, o LCH Prachanda é um helicóptero de combate da classe de 5,5 toneladas, de alta manobrabilidade, alcance estendido (cerca de 500 km), excelente desempenho em altas altitudes (acima de 5 mil metros ou 16 mil pés). Sua performance foi aprimorada em uma extensa campanha de voos de testes nas bases de alta altitude que as Forças Armadas indianas mantém nas montanhas do Himalaia.
O LCH pode realizar missões de busca e resgate em combate (CSAR), destruição de defesas aéreas inimigas (DEAD), operações de contra-insurgência (CI), combate contra aeronaves de baixa performance, como drones, entre outras. Para isso ele está equipado com um canhão Nexter M621 de 20mm, além de poder carregar mísseis ar-ar MBDA Mistral-2, ar-solo antitanque “Dhruvastra” e foguetes de 70mm.
Atualmente a IAF opera uma frota de aproximadamente 500 helicópteros de modelos diversos, entre os de origem russa Mi-17, Mi-17V5 e Mi-35, norte-americana AH-64E Apache e CH-47F Chinook, além dos locais HAL ALH e agora os HAL LCH Prachanda.
O Ministério da Defesa indiano informou que os LCH Prachanda serão implantados nas unidades ao longo da fronteira com a China, onde irão operar ao lado dos atuais helicópteros de ataque AH-64E Apache.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO