Durante a Aero Índia 2021, a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) recebeu uma Solicitação de Proposta (RFP) da Força Aérea Indiana (IAF). A proposta envolve a aquisição de 70 aeronaves de treinamento básico Hindustan Turbo Trainer-40 (HTT-40), e opção de 38 unidades adicionais.
Os documentos foram assinados pelo Sr. R. Madhavan, Presidente da HAL, o Marechal Sandeep Singh, Subchefe do Estado-Maior da IAF (DCAS), e pelo Sr. VL Kantha Rao, Diretor Geral de Aquisição do Ministério da Defesa.
O novo HTT-40 terá mais de 60% de equipamentos produzidos no País, com apoio das agências CEMILAC (Centro de Aeronavegabilidade Militar e Certificação), RDAQA (Diretor Regional de Garantia de Qualidade Aeronáutica), ASTE (Estabelecimento de Teste de Aeronaves e Sistemas) e outros.
O HAL HTT-40 substituirá os antigos HPT-32 Deepak da IAF na função de treinador básico. É uma aeronave tandem, equipada com um motor turboélice de 1.100 HP, peso máximo de decolagem de 2.800 kg. A aeronave poderá ser configurada para versão de ataque, para atuar em missões de combate leves e missões de contra-insurgência.
@FFO