Força Aérea Holandesa recebeu o quarto MQ-9A Reaper. O Esquadrão 306 (306 Sqn) da Força Aérea Real Holandesa, ou Koninklijke Luchtmacht (KLu), recebeu o quarto drone de combate (UCAS) General Atomics (GA-ASI) MQ-9A Block 5 Reaper. A aeronave chegou na Base Aérea de Leeuwarden, sede do 306 Sqn, para treinamento dos militares da Unidade no país.
A KLu mantém os três primeiros MQ-9A operando deslocados no Aeroporto de Hato, em Curaçao, no Caribe. Com a chegada do primeiro UCAS no país, o 306Sqn espera ativar em breve a Estação de Controle Terrestre (GSC) em Leeuwarden, para operar todas essas aeronaves (incluindo os de Curaçao) a partir da Holanda.
Um filme mostrando a montagem do Reaper foi divulgado pela KLu. Ele ostenta uma pintura especial alusiva aos 70 anos do 306Sqn, conhecido como “Olhos de Combate da OTAN”. A imagem mostra as silhuetas dos modelos de aeronaves operadas pelo 306Sq neste período: F-84E Thunderjet, RT-33A T-bird, RF-84F Thunderflash, RF-104G Starfighter e RF-16A Fighting Falcon.
A matrícula deste quarto Reaper da KLu não aparece nas imagens, porém o portal holandês Scramble suspeita que seria M-004, seguindo a sequência padrão das três aeronaves iniciais.
@FFO