

Força Aérea Holandesa operou F-35A e KC-30M no Aeroporto Internacional de Schiphol. A Força Aérea Real Holandesa, ou Koninklijke Luchtmacht (KLu), recentemente realizou um treinamento de operação dispersa com caças Lockheed Martin F-35A Lightning II e aviões-tanque Airbus KC-30M da OTAN, a partir do Aeroporto Internacional de Schiphol, em Amsterdã.
O Rei Willem-Alexander acompanhou o exercício em Schiphol, para onde foram enviados quatro F-35A das Bases de Leeuwarden e Volkel, além de um KC-30M da Unidade Multinacional de Reabastecimento em Voo (MMU) da OTAN, sediada em Eindhoven.
Realizado sob o conceito Agile Combat Employment (ACE) da OTAN, o exercício teve como objetivo treinar as equipes para operações dispersas, ou fora das suas bases tradicionais, para o caso de necessidades em tempos de guerra.
“A Força Aérea Real Holandesa realizou dois dias de exercícios em Schiphol. O objetivo era verificar como as operações de voo militares podem ser realizadas de forma segura e responsável a partir de um aeroporto civil. As aeronaves realizaram diversos voos de treinamento sobre o Mar do Norte”, informou a RNAF em 28 de janeiro.
Para não causar alterações aos usuários das linhas aéreas, o tráfego aéreo civil teve prioridade sobre os movimentos militares durante todo o exercício. “Nosso objetivo é trabalhar com segurança e também treinar sem impactar o tráfego aéreo em Schiphol. Nesse sentido, o viajante [civil] não percebe nada”, disse o Tenente-Coronel Piloto Pascal Smaal, Comandante do destacamento.
Fonte: KLu
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO