Força Aérea Holandesa desativou o último McDonnell Douglas KDC-10. A Força Aérea Real Holandesa (KLu – Koninklijke Luchtmacht) realizou a cerimônia de aposentadoria do seu último avião-tanque McDonnell-Douglas KDC-10. Para marcar a data, nesta quinta-feira (07/10), o clássico trijato fez um voo de despedida sobre vários aeroportos holandeses.
O último KDC-10 holandês, matrícula T-235, batizado como “Jan Scheffer”, partiu da unidade de transporte Koninklijke Luchtmacht, na Base Aérea de Eindhoven, para um voo a baixa altura sobre as bases aéreas de Volkel, Leeuwarden, Den Helder, Woensdrecht e Gilze-Rijen, os aeroportos de Texel, Amsterdam e Rotterdam, além da sede da KLu em Breda.
Com a desativação do último KDC-10, encerra-se o capítulo das maiores aeronaves já operadas pela KLu, iniciada em 1992. Naquele ano, o governo holandês adquiriu dois aviões de passageiros McDonnell Douglas DC-10-30CF da companhia aérea Martinair Holland, com o objetivo era transformá-los em aviões multifuncionais para a Força Aérea Real Holandesa utilizá-los em missões de reabastecimento em voo, transporte de cargas e tropas.
Foram escolhidos os DC-10-30CF matrículas PH-MPB (c/n 46956), fabricado em novembro de 1976 e o PH-MBT (c/n 46985), fabricado em outubro de 1978, ambos convertidos em KDC-10 e entregues para o 334 Squadron. O primeiro foi o T-235 (ex. PH-MPB), recebido em março de 1995, seguido do T-264 ex. (PH-MBT) em setembro daquele ano.
A conversão envolveu grandes modificações dos sistemas de combustível, elétrico, hidráulico, aviônicos, e a implantação de equipamentos de comunicação e navegação militares. Os trijatos foram transformados em aviões-tanque com a instalação de um sistema de reabastecimento em voo do tipo “boom”, no qual o operador fica posicionado em uma console chamada RARO (Remote Aerial Refueling Operator), localizada atrás da cabine de comando. Através de monitores, o oficial de reabastecimento utiliza um joystick para manobrar remotamente a lança de 15 metros até a aeronave que será reabastecida.
Cabe lembrar que entre 2004 e 2014 a KLu operou um terceiro DC-10-30, mas apenas para missões de transporte de tropas e cargas. O T-255 (c/n 46987), originalmente fabricado em 1978 para a World Airways (N105WA), não chegou a receber kit para reabastecimento em voo.
Em 2005 a KLu comprou o DC-10-30CF (c/n 46986) ex. N104WA e N1857U, para utilizar as suas peças e componentes para a frota operacional. Ele nunca voou para a Força Aérea.
A desativação dos KDC-10 holandeses começou em novembro de 2019, quando o T-264 foi vendido para para a empresa privada norte-americana Omega Aerial Refueling Services, especializada em oferecer serviços de reabastecimento em voo para forças aéreas. Este será o destino do T-235, que tem previsto o ferry flight para os Estados Unidos no próximo dia 25 de outubro.
@FFO