O Comando da Força Aérea da Guatemala (FAG) irá recuperar a sua aeronave BT-67 Basler, para ampliar a sua capacidade de mobilidade e transporte aéreo. A informação foi divulgada no início destes mês em nota oficial do Ministério da Defesa Nacional (Mindef), na qual indica que o avião será submetido a uma revisão geral para retornar às operações.
Atualmente a FAG possui um único BT-67 Basler em condições de voo, que aguarda as revisões. A aeronave, matrícula FAG 590 (c/n 16794/33542), foi fabricada em 1945 como um C-47B-40-DK Skytrain para A Força Aérea do Exército dos EUA (USAAF), e convertida para a versão turboélice BT-67 em 1990. Na Guatemala ele está designado para o Esquadrão de Transporte da Ala de Aeronaves de Asas Fixas, sediado na área militar do Aeroporto Internacional de La Aurora (IATA: GUA / ICAO: MGGT).
A revisão incluirá a atualização de aviônicos e a revisão de todo sistema elétrico com a substituição da atual iluminação por luzes de LED. Os motores, hélices e asas serão removidos e passarão por revisão de duas mil horas. Será realizada uma inspeção estrutural de fuselagem para tratamento de corrosão, revitalização dos assentos, inspeção e reparo dos sistemas hidráulicos, trens de pouso e freios, além da aplicação de uma nova pintura.
@FFO