Força Aérea Francesa realiza missão de 18 mil quilômetros. Em 10 de agosto de 2022, sete aeronaves da Armée de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) decolaram da França para realizar uma das suas mais longas missões. Os três caças Dassault Rafale B, dois aviões-tanque Airbus A330MRTT Phoenix e duas aeronaves de transporte Airbus A400M Atlas voaram da suas bases em território francÊs, até a Nova Caledônia, na região do Indo-Pacífico após algumas escalas e setenta e duas horas de voo.
A missão, chamada “Henri Brown”, é a primeira parte da projeção “Pegasus 2022”, da AAE na região do Indo-Pacífico. No total, 160 pessoas, incluindo uma dúzia de pilotos de caça, participam desta missão. Nos 18.000 quilômetros de viagem entre a Europa e a Nova Caledônia, as aeronaves fizeram duas escalas técnicas, uma em Sulur, na Índia, e outra em Darwin, na Austrália.
O destacamento chegou em Nova Caledônia no sábado (13/08), onde permanecerão até hoje (17/08), quando partirão para participar do exercício conjunto internacional “Pitch Black”, na Austrália, que iniciará em 19 de agosto.
Durante sua estadia na Nova Caledônia, foram realizadas missões de lançamentos de pára-quedistas pelos A400M e voos dos Rafale na região do Aeródromo de Koumac, em missões de combate simulados gerenciadas pelo Centro Aéreo de Planejamento Operacional (CAPCO), na base aérea de Lyon Mont-Verdun, na França.
VIDEO. Quand les Rafale survolent le lagon de la #NouvelleCaledoniehttps://t.co/nZu9QsMmjn pic.twitter.com/X1vmHx1fff
— NC La 1ère (@ncla1ere) August 14, 2022
A missão para a Nova Caledônia é a projeção mais estendida dos caças da AAE, depois dos três Rafale enviados para a Polinésia Francesa durante a operação “Heifara Wakea”, em junho do ano passado (detalhes aqui).
O voo para Nova Caledônia teve um gosto especial para um dos pilotos de caça dos Rafale. O Tenente Johan é natural da ilha, e pela primeira vez pousou um Rafale na BA 186 Nouméa-Tantouta. Em 2017 ele ingressou na AAE e hoje, aos 26 anos, ele retorna Às suas origens pilotando um caça do 2/30 “Normandie-Niemen”, baseado na BA 118 de Mont-de-Marsan.
Fonte: AAE
@FFO