Força Aérea Francesa certifica A400M Atlas para operações no gelo. A Força Aérea e Espacial Francesa, ou Armée de l’Air et de l’Espace (AEE), recentemente certificou seus Airbus A400M para operações em pistas de gelo.
Entre os dias 04 e 09 de março, uma equipe do do Centro de Pesquisas Aeronáuticas Militares (CEAM) da AEE operou com um A400M na pista de gelo do Aeródromo da Estação Militar Nord (ICAO: BGNO), na Groelândia, Dinamarca.
Neste período foram realizados cinco voos com cargas entre Nord e Mestersvig, para avaliar o comportamento operacional do A400M neste ambiente. Os voos também serviram para o reabastecimento das estações do Comando Ártico no nordeste da Groenlândia. Em cada voo, o A400M transportou com sucesso, quantidades variadas de cargas.
Nas operações, os franceses tiveram o suporte em voo do Major “BOF”, experiente piloto de C-130J Super Hércules da Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF), que disse: “Os franceses têm muita experiência em operações nas pistas de terra da África, mas não têm a mesma experiência no gelo. Eles querem isso e iremos ajudá-los.”
O Major da RDAF disse pousar na areia ou no gelo exige a mesma atenção e disciplina das tripulações, mas existem alguns procedimentos e técnicas especiais quando se está operando sob temperaturas negativas de -30 ou -40 graus Celsius.
“O equipamento esfria rapidamente em solo, podem ocorrer vazamentos hidráulicos e as baterias podem não funcionar corretamente no frio. Por isso, é importante ligar alguns circuitos de aquecimento logo após o pouso”, explicou o Oficial dinamarquês.
A cooperação entre a RDAF e a AAE teve início na primavera de 2024, quando os franceses visitaram pela primeira vez a Ala de Transporte Aéreo da Força Aérea Dinamarquesa em Aalborg.
O Major General Soren Andersen, Comandante do Comando Ártico da RDAF, saudou a cooperação: “É sempre positivo que as competências especiais das Forças Armadas Dinamarquesas sejam reconhecidas pela Força Aérea Francesa, e que também possamos cooperar com nossos aliados próximos aqui na Groenlândia. Esta certificação abre a possibilidade dos franceses, a longo prazo, possam fornecer ajuda adicional no reabastecimento das Estações Nord e Mestersvig, que estão localizadas em áreas climáticas altamente desafiadoras, onde muitos não têm experiência operacional. Também porque o A400M é uma aeronave maior que nosso C130J e pode transportar uma carga que é quase duas vezes maior.”
Fonte: Forsvaret
@FFO