

Força Aérea Finlandesa retoma demonstração solo do Hornet após acidente em 7 de maio. A Força Aérea Finlandesa (FAF) anunciou o retorno de seu F/A-18C Hornet Solo Display, poucos dias após um dramático acidente em 7 de maio de 2025, perto da Base Aérea de Rovaniemi.
O acidente ocorreu às 10h50 do dia 7 de maio, apenas cinco minutos após a decolagem de Rovaniemi, sede da Ala Aérea da Lapônia. Segundo o comunicado oficial da FAF, o caça F/A-18C (monoposto) do Esquadrão 11, matrícula HN-409, estava em voo de treinamento de manobras acrobáticas quando caiu nas imediações de Rovaniemi, por volta das 10h50 da manhã (horário local). O jato atingiu uma área da Base Aérea que está em obras para receber os novos caças F-35. O piloto ejetou antes do caça atingir o solo. Ninguém foi ferido na área e nenhuma edificação foi danificada no local do impacto, confirmou a FAF.
A ejeção segura do piloto e a rápida resposta das equipes de resgate, a Força Aérea virou a página, reafirmando seu compromisso de exibir a destreza do Hornet, tendo a segurança como prioridade máxima.

A decisão de retomar as atividades ocorre após uma análise meticulosa do acidente e suas implicações, com a equipe Solo Display se preparando para sua próxima apresentação em 14 de maio, no Dia das Carreiras na Aviação Militar do Comando Aéreo de Satakunta, em Pirkkala, Finlândia. O que poderia ter sido um revés para o fim da temporada tornou-se uma história de precisão, preparação e do espírito inabalável da aviação finlandesa.
Uma investigação foi iniciada imediatamente, liderada pelo Capitão Eero Viitanen, da Força Aérea da Carélia. Uma equipe multidisciplinar de sete membros, composta por especialistas de vários ramos da aviação militar, começou a vasculhar os destroços e analisar dados da caixa-preta da aeronave. As primeiras descobertas, divulgadas em 9 de maio, não mostraram falhas técnicas que justificassem a paralisação da frota Hornet.
Como resultado, a Força Aérea Finlandesa suspendeu a suspensão dos voos não operacionais do Hornet no mesmo dia, sinalizando confiança na confiabilidade da aeronave. Isso abriu caminho para a retomada do Solo Display, com a investigação continuando em segundo plano para identificar a causa exata — um processo que poderia se estender por meses.
A decisão da FAF de prosseguir com a temporada de exibição reflete um equilíbrio cuidadoso entre risco e determinação. Para eventos públicos, limites climáticos rigorosos são definidos e as condições — incluindo a atividade de pássaros — são monitoradas no local. O Capitão Petteri Kairinen, piloto de exibição do Hornet de 2024, assumiu como piloto-chefe de demonstração pelo restante da temporada, substituindo o Capitão Paulus “Hassel” Kärnä, que havia sido programado para liderar em 2025. Kairinen voará sua própria sequência do ano anterior, trazendo continuidade e expertise para a equipe.
Os dias dos Hornets estão contados. A encomenda de 64 jatos F-35A Lightning II da Finlândia em 2022 marca o início do fim da frota envelhecida, com a transição prevista para os próximos anos. Até que os F-35 assumam o controle, porém, o Hornet continua sendo um ativo vital.
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