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Força Aérea Finlandesa realiza operação “rodopista” sob o rigoroso inverno ártico

2 de março de 2021
F/A-18C da Ilmavoimat decolando da rodovia sob forte nevasca (Foto: FAF).

Entre 24 e 25 de fevereiro a Ilmavoimat, ou Força Aérea Finlandesa (FAF), conduziu a operação “rodopista” chamada Talvinorva 21. O objetivo era testar as capacidades das unidades do Comando Aéreo da Lapônia, em operações a partir de trechos de rodovias convertidas em pistas de pouso nas condições extremas do rigoroso inverno ártico .

A rodovia selecionada foi a Estrada 9523 (Norvatie), adjacente ao Quartel-general do Comando Aéreo da Lapônia, situado no Aeroporto de Rovaniemi (RVN/EFRO). A estrada foi fechada para o tráfego público no dia 23/02 às 21h (horário local). Funcionários da Finavia, concessionária do aeroporto, trabalharam durante a noite para limpar a neve e o gelo da rodovia. Após a limpeza da superfície da pista, a Unidade de Comunicações do Comando Aéreo da Lapônia instalou luzes de pista e equipamentos de comunicação necessários para as operações de voo. Durante a madrugada de 24/02, oficiais da Ilmavoi vistoriaram a “rodopista”, para liberar as operações de voos, que começaram por volta das 12h00 (local) do mesmo dia.

Imagens do Exercício Talvinorva 21, realizado na Lapônia (Fotos: FAF).

Apesar da meteorologia degradada por precipitação de neve, o Comando Aéreo da Lapônia informou que foram cumpridos todos os objetivos do exercício, com o lançamento de três ondas de aeronaves. A reabertura da rodovia para o público foi realizada no dia 25/02 às 16h00. Participaram do Exercício Talvinorva 21, os caças F/A-18C/D Hornet do Esquadrão 11 (HävLLv 11), sediados na Base Aérea de Rovaniemi, além de um PC-12NG do Esquadrão 4 (TukiLLv 4).

De acordo com a Ilmavoimat, o exercício demonstrou com sucesso a capacidade da Força Aérea de estabelecer rapidamente pistas deslocadas dos aeroportos convencionais, facilitando a dispersão dos meios aéreos durante um eventual conflito. O uso de rodovias como pistas de pouso faz parte do conceito de batalha móvel da FAF, além do estabelecimento de bases deslocadas temporárias.

A capacidade de operações em cenários fora dos aeroportos será um importante item levado em consideração pelo programa HX Fighter, que está selecionando o futuro vetor que irá substituir os F/A-18 Hornets finlandeses. Embora a Saab tenha demonstrado que o seu Gripen E foi projetado para tais missões, por conta da similaridade dos conceitos operacionais da Força Aérea Sueca com a Finlandesa, os F-35A da USAF da Base Aérea de Eielson, também apresentaram as suas credenciais em operações deslocadas durante o Exercício Cope North 21.

@FFO

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