Força Aérea Finlandesa aposenta os últimos Valmet L-70 Vinka. Após mais de 40 anos de serviços, nesta quarta-feira (31/08), a Ilmavoimat, ou Força Aérea Finlandesa (FAF), aposenta definitivamente sua frota de treinadores básicos Valmet L-70 Vinka, designados militarmente como “VN”.
Desenvolvido na década de 1970 pela estatal finlandesa Valmet Oy, o monomotor à pistão substituiu os antigos Saab Safir como treinadores primários na Academia da Força Aérea. O protótipo L-70 Vinka fez seu primeiro voo em 1º de julho de 1975. A FAF encomendou um total de 30 monomotores L-70 para a Valmet, que começaram a ser entregues a partir de 1980.
Construídos pela Valmet em sua unidade de Kuorevesi, o L-70 Vinka é um monomotor metálico de asa baixa e trem de pouso fixo, equipado com um motor à pistão Lycoming O-360 de 200 hp. Desenvolvido basicamente para voos de instrução, com dois assentos dispostos lado-a-lado, ele pode ser também utilizado em missões de ligação, com a instalação de dois assentos adicionais na parte traseira ou uma maca. Nas asas existem quatro hard points, para transporte de suprimentos externos.
Atualmente o Esquadrão HävLLv 41 da Academia da FAF possui uma frota de 15 VN-1 Vinka, que serão vendidos em leilão público no mês de outubro. Os Vinka foram substituídos por 28 monomotores Grob G115E nas missões de instrução básica dos cadetes finlandeses.
Fonte: Ilvoimat
@FFO