Este ano marca o 40º aniversário da chegada do primeiro BAE Systems Hawk na Força Aérea da Finlândia (Ilmavoimat). O primeiro jato de treinamento Hawk Mk 51, matrícula HW-302, chegou na Base Aérea de Pori, em 16 de dezembro de 1980, procedente de Dunford, Reino Unido, em um voo pilotado pelo Major Paavo Janhunen e Major Engenheiro Keijo Koko.
Para comemorar este marco histórico, a equipe oficial de demonstração aérea da Ilmavoimat, o “Midnight Hawks”, aplicou uma pintura comemorativa na aeronave matriculada HW-353, um dos quatro Hawks que fazem parte do esquadrão acrobático.
No início dos anos 1980, os BAE Hawks chegaram para substituir os Fouga Magister, com a função de treinadores básicos e caças táticos da Força Aérea Finlandesa. Na primeira fase, foram adquiridos 50 Hawks, dos quais 46 foram montados na fábrica da Valmet, na localidade de Hall, Finlândia. Deste lote inicial, a maioria já foi desativada.
Em 1993 a Força Aérea Filandesa adquiriu sete novos Hawk Mk51A, e outros 18 Mk66 foram comprados da Força Aérea Suíça em 2008. A frota atual de Hawks está composta por 31 aeronaves totalmente modernizadas. As atuais aeronaves receberão reforço estrutural, modernos aviônicos, glasscockpit e sistemas de comunicação com datalink.
Nessas quatro décadas de operação, o BAE Hawk provou ser uma aeronave de treinamento confiável e econômica. A expectativa é que permaneça em serviço até 2030, oferecendo treinamento básico e tático de qualidade, para alunos, instrutores e pilotos do F-18 Hornet, em seu contínuo aprimoramento e atualização.