Força Aérea Espanhola recebeu o primeiro Airbus A330 MRTT. A Airbus Defence and Space entregou o primeiro de três A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport) para a Força Aérea e Espacial Espanhola (EdAE). Uma cerimônia foi realizada nas instalações da Airbus em Getafe, Espanha, onde fica a linha de conversão das aeronaves MRTT.
O evento realizado nesta sexta-feira (11/04), contou com a presença, entre outras autoridades, do Secretário de Estado da Defesa, do Diretor-Geral de Armamentos e Material, do chefe do Comando de Apoio Logístico da Força Aérea e Espacial, do Diretor-Geral de Estratégia da Indústria de Defesa e do Diretor-Geral do Instituto Nacional de Tecnologia Aeroespacial (INTA).
“O A330 MRTT é a melhor aeronave de reabastecimento do mundo. Uma aeronave versátil que atende às demandas das forças armadas aliadas no século XXI”, disse María Ángeles Martí, Chefe dos Programas de Aeronaves de Transporte, Missão e Reabastecimento em Voo da Airbus Defence and Space.
A Ala 45 de Torrejón é a unidade do EdAE que irá operar os três A330 MRTT. Com uma média de nove anos de uso, essas aeronaves foram adquiridas da empresa aérea Ibéria em 2021 pelo Ministério da Defesa e estão sendo convertidas em plataformas militares MRTT pela Airbus Defence and Space, em Getafe.
“Uma contribuição para o pilar europeu da defesa, para o pilar europeu da OTAN. Uma aeronave que nos dá a confiança para cumprir os nossos compromissos”, afirmou Amparo Valcarce, Secretária de Estado da Defesa.
Com autonomia de voo de mais de 18 horas e alcance de 16.000 quilômetros, os Airbus A330 MRTT da Força Aérea Espanhola são equipados com o sistema de reabastecimento em voo por mangueira e cesto (probe and drogue) de última geração. É a única aeronave de transporte e reabastecimento estratégico de nova geração atualmente disponível e operacional. Sua grande capacidade básica de carga de combustível de 111 toneladas permite, entre outras funções, realizar com sucesso missões de reabastecimento em vo sem a necessidade de tanques de combustível adicionais.
Por ser uma aeronave multifuncional, o A330 MRTT oferece além da capacidade de reabastecimento em voo, o transporte de tropas (300 militares), cargas (até 45 toneladas) e evacuação aeromédica (MEDEVAC), através da instalação de diferentes módulos de macas e estações de tratamento intensivo.
“Com a entrada em serviço deste primeiro A330 MRTT, a Força Aérea e Espacial Espanhola agora tem a melhor aeronave de reabastecimento do mundo em sua frota. O MRTT não só proporcionará interoperabilidade com nações aliadas e autonomia estratégica, mas também aumentará significativamente as capacidades de projeção, evacuação aérea e reabastecimento em voo”, disse Jean-Brice Dumont, Chefe de Poder Aéreo da Airbus Defence and Space.
Os outros dois A330 MRTT do EdAE atualmente estão em processo de conversão em Getafe.
Fonte: Airbus Defence and Space e Ejército del Aire y del Espacio
@FFO