Força Aérea Egípcia busca alternativas para se reequipar. A Força Aérea Egípcia (EAF) está sofrendo com a falta de peças de reposição para suas aeronaves e helicópteros fabricados na Rússia. A cadeia de suprimentos para aeronaves como os MiG-29M2 e os helicópteros Mi-17 foi prejudicada em decorrência da guerra com a Ucrânia.
Para tentar contornar a situação, o governo do Egito está buscando na indústria indiana fornecedores de componentes aeronáuticos. A estatal Hindustan Aeronautics Limited (HAL) fabrica localmente diversos componentes para os jatos MiG-29UPG da Força Aérea Indiana (IAF), especialmente os seus motores Klimov RD-33 Series 3.
Os 24 Sukhoi Su-35S comprados pelo Egito, e que ainda estão armazenados na fábrica russa em Komsomolsk-na-Amure, deverão ser repassados para o Irã. Um dos motivos para a desistência foram as falhas dos jatos russos quando confrontados com os caças Dassault Rafale. A poderosa suíte de guerra eletrônica Spectra do jato francês não apenas atacou, mas também bloqueou o radar de matriz do Su-35, deixando o jato russo “cego” antes de ser abatido em simulações de combates aéreos além do alcance visual (BVR).
Falando em Rafale, o Egito fez um pedido para a Dassault de 30 novos caças para complementar a atual frota de 23 Rafale em operação na da EAF.
Além da deficiência em combate, assim que o primeiro lote com seis Su-35 estava prestes a ser entregue pela fábrica, o governo do Egito sofreu uma forte pressão dos Estados Unidos para não receber os aviões de combate russos.
Em troca, Washington deverá fornecer aeronaves Boeing F-15 Eagle para o Egito, de acordo com a informação do General Frank McKenzie, Comandante do USCENTCOM, durante uma sessão do Comitê Militar do Senado dos EUA. Provavelmente será fornecido para o Egito a versão mais recente F-15 Advanced Eagle, que já foi vendida para a Arábia Saudita (F-15SA), para o Catar (F-15QA) e a USAF (F-15EX).
Por sua vez, a frota de 220 caças Lockheed Martin F-16 em operação na Força Aérea Egípcia deverá passar em breve por uma atualização significativa, já aprovada pelos EUA.
Além disso, o Egito está perto de concluir um acordo com a Itália, referente à compra de 24 aeronaves Eurofighter EF-2000 Typhoon, em um acordo mais amplo que envolve navios de guerra, 24 aeronaves de combate e treinamento Leonardo M346 Master e um satélite militar.
A EAF está procurando um novo treinador avançado para substituir sua frota envelhecida de Alpha Jets. Com uma demanda de cerca de 100 aeronaves, a Korean Aerospace Industries (KAI) ofereceu a produção conjunta dos seus jatos de treinamento avançados FA-50/T-50 Golden Eagle. Além disso, a KAI negocia seus turboélices KA-1 Woongbi para substituir os envelhecidos Embraer EMB-312 Tucano do Egito.
O Egito ainda negocia com o Ministério da Defesa do Japão a aquisição de aeronaves de transporte militar Kawasaki C-2, produzida pela Kawasaki Heavy Industries (KHI).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO