Força Aérea do Sri Lanka receberá dois Be360ER para patrulha marítima. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) concedeu à Textron Aviation, sediada em Wichita, no Kansas, um contrato para a produção de duas aeronaves Beechcraft King Air 360ER, modificadas para missões de patrulha marítima, destinadas para a Força Aérea do Sri Lanka (SLAF).
Os turboélices serão entregues para o governo do Sri Lanka através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS), cujo valor estimado de US$ 11,4 milhões, foi alocado no orçamento do Ano Fiscal de 2022 (FY22). A previsão de entrega das aeronaves é setembro de 2025.
A Força Aérea do Sri Lanka atualmente possui um Beech B200 King Air (SMR-843), operado pelo Esquadrão de Transporte Leve Nº 8, baseado no Aeroporto de Colombo/Ratmalana, capital do país.
O Beechcraft 360/360ER é a mais nova geração da lendária família de turboélices King Air, oferecendo os mais recentes avanços tecnológicos embarcados, com aviônicos atualizados, glasscokpit, além de um novo design da cabine interna. Entre os principais recursos o Be360 está equipado com sistema de autothrottle, que gerencia automaticamente a potência do motor em todas fases do voo. Esse aprimoramento reduz a carga de trabalho dos pilotos, e provê um gerenciamento efetivo no uso dos motores, auxiliando na redução de gastos com manutenção.
O novo King Air 360 possui um controlador automático de pressurização digital, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e garante maior conforto para os tripulantes. Assim, a aeronave manterá uma pressão interna na cabine de aproximadamente 6 mil pés, quando voando a uma altitude de cruzeiro de 27 mil pés. Isto é 10 por cento mais baixo, em comparação com o King Air 350i, o que oferece maior conforto em longas missões.
Desde 1964, quase 7.600 turboélices Beechcraft King Air foram entregues a clientes em todo o mundo desde 1964, sendo a família de turboélices executivos mais vendida do mundo. A frota mundial ultrapassou 62 milhões de horas de voo em seus 58 anos de operações civis e em diversas forças armadas pelo mundo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO