A Força Aérea do Quênia (KAF – Kenya Air Force) recebeu no mês passado, o último Leonardo C-17J Spartan, completando a frota de três aeronaves encomendadas junto ao fabricante italiano em 2017. Devido à pandemia Covid-19, a entrega deste último exemplar sofreu grande atraso.
Com a presença do Comandante da KAF, General de Divisão Francis Ogolla, e demais autoridades, o terceiro C-27J Spartan (KAF 226) foi entregue em 02 de outubro, com uma cerimônia oficial realizada nas instalações da Leonardo, em Torino. A aeronave havia retomado os voos de testes em maio passado, por conta das paralisações das atividades causadas pela pandemia global.
No final de 2017 o Governo do Quênia encomendou três aeronaves de transporte da Leonardo, em um contrato no valor aproximado de US$ 198 milhões. É provável que essas novas aeronaves substituirão os mais antigos De Havilland Canada DHC-5 Buffalo, ainda em operação na força aérea. Os dois primeiros C-27J (KAF 222 e KAF 224), chegaram no Aeroporto Internacional de Nairóbi, em 30 de janeiro deste ano.
Desenvolvido a partir do Aeritalia G.222/C-27A, o bimotor C-27J Spartan está equipado com os mesmos motores e alguns sistemas do Lockheed Martin C-130J Super Hercules, o que baixam os custos operacionais em cerca de 30%, e aumentam o seu alcance em 35%, com relação a versão inicial do projeto. Com peso máximo de decolagem de 30 toneladas, e carga útil de 10 mil quilos, a configuração de alta densidade permite que o C-27J transporte até 60 soldados ou 46 pára-quedistas, e na versão de evacuação aeromédica, pode transportar 36 macas e seis assistentes.
A Leonardo iniciou recentemente um programa de atualização e aprimoramento dos aviônicos e sistema de comunicação, visando adequar a aeronave aos padrões atuais dos regulamentos internacionais da aviação civil. O Spartan “J” voou pela primeira vez em 24 de setembro de 1999, e desde então foi comercializado com 14 países: Itália, Grécia, Bulgária, Eslováquia, Lituânia, Romênia, Estados Unidos, México, Austrália, Peru, Quênia, Marrocos, Chade e Zâmbia.
@FFO