Força Aérea do Qatar recebeu o primeiro Typhoon. O primeiro caça Eurofighter Typhoon da Força Aérea do Emirado do Qatar (QEAF), foi oficialmente entregue ontem (15/08). Uma cerimônia foi realizada nas instalações da BAE Systems, junto ao Aeroporto de Warton, no Reino Unido, e contou com diversas autoridades, entre elas o Major General Jassim Mohammed Ahmed Al Manai, Comandante da QEAF.
Matriculado QA404, o primeiro Typhoon qatari tem a previsão de realizar o voo de translado dpdo Reino Unido para o Catar no final deste mês. Ele será utilizado em missões de suporte de defesa aérea durante a Copa do Mundo da FIFA, que acontecerá no estado árabe a partir de 20 de novembro.
“A entrega do primeiro Typhoon é outro marco da colaboração conjunta entre o Reino Unido e o Qatar, que compartilharão experiências e treinamentos entre suas forças aéreas, garantindo a vanguarda da capacidade de defesa aérea. A Grã-Bretanha valoriza suas parcerias com o Oriente Médio”, disse Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido.
“O dia de hoje simboliza o mais recente e significativo marco da parceria entre nossas forças aéreas, e demonstra o compromisso no ao Qatar na preparação para sediar a Copa do Mundo da FIFA. Estamos trabalhando em parceria com a QEAF para garantir a transferência de habilidades e conhecimentos para que mantenha suas aeronaves Typhoon e Hawk.” disse Tony Gilchrist, Diretor de Desenvolvimento de Negócios no Setor de Aviação da BAE Systems
O QEAF encomendou 24 Typhoons em dezembro de 2017, juntamente com nove aeronaves de treinamento Hawk Mk167. Os pilotos do QEAF estão treinando com o 12 Squadron da Royal Air Force (RAF) na RAF Coningsby, na conversão para os novos Typhoons. Espera-se que os primeiros QEAF Typhoons sejam entregues em agosto de 2022.
O acordo também inclui a venda de mísseis Brimstone e Meteor fabricados pela MBDA Missile Systems, bem como bombas guiadas Raytheon Paveway IV de fabricação britânica. A BAE Systems estima o valor do contrato do Eurofighter Typhoon, que inclui treinamento e suporte, em mais de US$ 8 bilhões.
Fonte: BAE Sysytems
@FFO