A Airbus Helicopters entregou hoje (27/10), os dois primeiros H145M para a Força Aérea Equatoriana (FAE), o primeiro cliente militar na América do Sul para este helicóptero. Um total de seis H145 foram adquiridos em 27 de novembro de 2019 e serão entregues no até o ano que vem. Os helicópteros H145, designados como “Cobra” pela Força Aérea Equatoriana, serão destinados para o Escuadrón de Combate 2211, da Ala de Combate 22, sediada na Base Aérea Simon Bolivar, Guayaquil (SEGU). O contrato ainda inclui o treinamento operacional para 12 pilotos e 15 técnicos. Os dois H-145M entregues hoje tem matriculas de teste D-HATD e D-HBTS.
“Estamos muito felizes em receber esses novos equipamentos de tecnologia avançada, para ajudar a enfrentar os desafios operacionais de nosso país, onde helicópteros de alto desempenho são necessários para operações na selva, litoral e na região dos Andes, em altitudes até 6.000 metros (20.000 pés)”, disse Coronel Franck Cevallos, comandante da Ala de Combate 22.
“Graças ao equipamento de missão instalado, será possível passar rapidamente de uma missão de resgate para uma missão de transporte, reforçando a capacidade de resposta da Força Aérea para socorro a desastres e outras missões de apoio ao público”, acrescentou o Coronel Chiriboga, Chefe de Operações Aéreas na Força Aérea Equatoriana.
Os novos helicópteros H145 da FAE atuarão em missões de segurança nacional, como vigilância de fronteiras e combate ao narcotráfico, além de missões de busca e resgate em altitudes elevadas, evacuação médica (EVAM) e auxílio as emergências de desastres naturais. As aeronaves estão equipadas com ganchos de carga, guindaste de resgate, macas, holofote, câmera eletro-óptica de reconhecimento, entre outros.
“Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a Força Aérea Equatoriana, que neste dia 27 de outubro comemora seu 100º aniversário. O novo H145 aumentará sua capacidade operacional graças à sua versatilidade e alto desempenho em condições de alta e alta temperatura, e lhes permitirá enfrentar qualquer missão com maior eficiência e serenidade “, disse Julien Negrel, vice-presidente comercial da Airbus Helicopters para a América Latina.
@FFO