Força Aérea do Cazaquistão realiza operação rodopista. O Ministério da Defesa do Cazaquistão realizou no mês de março, um grande exercício militar para treinar a prontidão de combate das Forças Especiais do país. A informação foi divulgada na semana passada. Os principais objetivos do Exercício Flecha Dourada (Алтын Жебе) foi verificar a operacionalidade de combate das unidades das Forças Especiais e sua capacidade de realizar missões de combate com limites de tempo.
A Força de Defesa Aérea do Cazaquistão (KDAF) participou com um desdobramento aéreo de longa distância. As operações ocorreram principalmente à noite, inclusive com lançamentos de paraquedistas das Forças Especiais nas montanhas, com objetivo de ocupar posições pré-determinadas, com apoio de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAV) para monitoração das suas ações de combate em terra.
Para demonstrar a sua capacidade de desdobramento, pela primeira vez duas aeronaves da KDAF operaram em um trecho de uma rodovia, especialmente preparado como pista de pouso. Um Airbus C295M, código 07 Vermelho, e um caça Sukhoi Su-27P/BM2 Flanker, código 52 Amarelo, pousaram e decolaram de um trecho de uma estrada na região de Mangistau, demonstrando a capacidade de mobilidade em caso de necessidade de apoio às forças terrestres e navais.
O Kazaquistão possui cerca de sete C-295M no 218º Esquadrão de Transporte Aéreo sediado na Base Aérea de Almaty e aproximadamente 27 caças Sukhoi Su-27 distribuídos na 604º Base Aérea de Aktobe e na 605º Base Aérea de Aktau.
@FFO