Força Aérea Dinamarquesa recebeu mais quatro caças F-35A. A Força Aérea Real Dinamarquesa (RDAF) recentemente recebeu mais quatro F-35A Ligthning II, elevando para oito o número de aeronaves na frota do Esquadrão 727. Os caças foram recebidos na Base Aérea de Skrydstrup, sede do 727sq, após completarem o longo voo de translado desde Fort Worth, EUA, com uma escala técnica nos Açores, Portugal.
Em comunicado, o Ministério da Defesa dinamarquês informou que em janeiro de 2025 chegarão ao País mais três Lockheed Martin F-35A, aumentando a frota da RDAF para onze aeronaves. O Esquadrão 727 recebeu os primeiros quatro jatos em setembro do ano passado, e desde então seus pilotos e técnicos passam por intenso período de adaptação ao novo vetor de caça.
“A chegada de mais aviões em Skrydstrup significa que podemos passar do treinamento básico para cenários mais avançados, focando no que realmente precisamos do F-35 no futuro”, afirmou o Coronel Kim Jensen, Comandante da Ala de Caça em Skrydstrup.
Em 2017 a RDAF encomendou 27 caças F-35A Lightning II para substituir seus envelhecidos F-16AM/BM Fighting Falcons, que deverão ser desativados a partir de 2026. A transição para o caça de quinta geração é complexa, por isso o Comando da RDAF mantém ainda seis F-35A no 308º Esquadrão de Caça da USAF (308th FS), em Luke, no Arizona (EUA), para treinamento dos seus pilotos e técnicos.
A previsão é que o F-35 alcance a capacidade operacional total em 2027. Porém, o Coronel Jansen afirma que: “Em 2025, nossos pilotos e técnicos de F-35 deverão estar prontos para começar a assumir as tarefas de defesa do nosso espaço aéreo, até então realizada pelos F-16.”
@FFO