A Aviação Militar Bolivariana da Venezuela (Força Aérea Venezuelana), inaugurou em 12 de novembro, o Centro de Treinamento Aeronáutico N° 63 “Tenente Coronel (F) Régulo Juan Carmona”, localizado no Grupo Aéreo de Transporte Administrativo 5, na Base Aérea “Generalíssimo Francisco de Miranda”, em Caracas-La Carlota (SVFM).
O Centro vai oferecer treinamento teórico e simulado para a formação de pilotos e tripulantes do Grupo Transporte Aéreo 5, além de estar certificado pelo INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil, para oferecer instrução para outras unidades militares e entidades civis.
A cerimônia de inauguração foi presidida pelo Ministro do Poder Popular para a Defesa, General-em-Chefe (Exército) Vladimir Padrino López, acompanhado pelo Segundo comandante do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Nacionais, Major General (Aviação) Pedro Alberto Juliac Lartiguez, e demais autoridades e convidados.
O centro leva o nome do Tenente-Coronel Régulo Juan Carmona, piloto de transporte, que juntamente com a sua tripulação, perderam a vida no acidente com o C-130H Hércules, prefixo FAV 3556, no dia 4 de novembro de 1980 em Caracas.
O Grupo Aéreo de Transporte Administrativo 5, possui dois Esquadrões cuja principal missão é o transporte de autoridades militares e civis, além de ter a capacidade para realizar evacuações aeromédicas. No Esquadrão 51 estão aeronaves Beechcraft 200, Beech 300 e Beech 350, enquanto no Esquadrão 51 estão os jatos Cessna 500, Cessna 550 e Cessna 750.
@FFO