A empresa Turkish Aerospace Industries (TAI) concluiu a modernização da sétima aeronave Lockheed C-130B/E Erciyes da Türk Hava Kuvvetleri (THK), ou orça Aérea da Turquia, sob o Programa de Modernização de Aviônica da frota.
Assinado em 2007, o projeto envolveu a modernização da aviônica de todos os 19 aviões C-130B/E da Força Aérea Turca, sendo a primeira aeronave modernizada, o C-130EM prefixo 63-13188, entregue em 2014. O projeto envolve a modernização de aviônicos, com uma série de sistemas e sofwares desenvolvidos e produzidos na Turquia, visando a redução de custos.
Entre as atualizações, está a instalação de um novo cockpit com quatro monitores multifuncionais (MFD), um sistema de navegação avançado com INS/GPS, piloto automático, sistema Mode-S IFF, TCAS-II, RVSM, EGPWS / TAWS, cockpit voice digital recorder (CVDR) e modernos conjuntos de rádio VHF/UHF. Os novos C-130BM/EM receberam novo computador de missão (MKB), sistemas datalink-16 e capacidade de troca de informações por áudio e dados criptografadas, sistema de navegação digital, iluminação compatíveis à operação com óculos de visão turna (NVG – Night Vision Goggles), aumentando a consciência situacional e a capacidade de pousos com precisão em condições degradadas.
Com as modernizações implementadas nos C-130BM/EM Erciyes, foi possível reduzir o número de tripulantes de cinco para quatro militares, que terão menor carga de trabalho a bordo. A THK pretende operar essas aeronaves modernizadas até meados de 2040.
@FFO