Força Aérea da Suíça no Tiger Meet 2022. A Força Aérea da Suíça (Schweizer Luftwaffe) participou do Exercício NATO Tiger Meet 2022 (NTM 22) com cinco caças F/A-18C/D Hornet do Esquadrão 11 (Fliegerstaffel 11), sediados na Base Aérea de Meiringen. O tradicional encontro anual dos Tigres da OTAN, reúne Esquadrões cujo símbolo tenha o felino em seu brasão, como é o cado do Staffel 11.
O NATO Tiger Meet é um exercício constituído pelo grande emprego de força, que serve para intercâmbio de capacidades, bem como para o aprimoramento de táticas, técnicas e procedimentos entre as forças aliadas.
O NTM 22 ocorreu entre 09 e 13 de maio na Base Aérea de Araxos, na Grécia, e reuniu doze esquadrões “Tigres” das forças armadas da OTAN e nações amigas, como o caso da Suíça. O fato de ser apenas uma nação parceira da OTAN, não importa para o contexto da NTM.
“Temos táticas, técnicas e procedimentos comuns para missões. Nossos pilotos estão reunindo experiências inestimáveis em um intercâmbio excepcional de missões de treinamento em áreas acima do mar e na Grécia continental”, disse o Major Andrin Witschi, Comandante do Fliegerstaffel 11, que destacou a importância de contatos e amizades entre os esquadrões do Tigre.
A participação dos F/A-18 suíços foi reduzida neste NTM 22. “Este ano, infelizmente, só podemos voar com nossos colegas por uma semana, porque estamos programados para ficar de prontidão em defesa do Fórum Econômico Mundial de Davos. Nossos F/A-18 vão voar em missões de vigilância aérea protegendo o encontro, e nossos pilotos poderão aplicar na prática as lições aprendidas durante o NATO Tiger Meet 2022 em Araxos, Grécia”, acrescentou o Major Witschi.
Criado em 1952, o Swiss Fliegerstaffel 11, é membro da NATO Tiger Association desde 1981. A Suíça é um parceiro valioso e de longa data da OTAN, e a sua participação no NATO Tiger Meet 2002 demonstra uma estreita interoperabilidade entre aliados e parceiros da Aliança.
Fonte: OTAN
@FFO