A United Aircraft Corporation (UAC) informou no dia 25 de novembro que entregou os últimos três caças multifuncionais Sukhoi Su-35S ao Ministério da Defesa Russo (MOD), que serão empregados pela Russian Aerospace Forces (VKS) ou Força Aérea Russa.
As três aeronaves foram aceitas por especialistas pela representação militar do MOD russo e, desde então, foram realocadas da instalação Komsomolsk-on-Amur (KnAAZ) da UAC para bases permanentes nas Forças Aeroespaciais Russas. Esta última entrega completa um contrato de cinco anos, sob o qual 50 novos caças Su-35S foram entregues aos esquadrões da linha de frente da VKS.
Para Yuri Slyusar, o diretor geral da UAC e da Sukhoi Company: “KnAAZ é uma das instalações industriais mais modernas do circuito UAC, em cujo desenvolvimento foram feitos sérios investimentos e as instalações de produção foram modernizadas. Isso nos permite cumprir nossas obrigações com os clientes na íntegra e dentro do prazo”.
Do último lote de três caças Su-35S a ser entregue, dois serão usados para treinar pessoal de aviação e para testes militares no centro de treinamento do MOD russo em Lipetsk. O terceiro exemplar permanecerá em Komsomolsk-on-Amur, onde se juntará ao 23º Regimento de Caças de Tallinn.
O MOD russo acrescenta que “a aeronave Su-35S tem o alcance máximo de capacidades ao operar nas faixas ar-solo e de superfície da água. Este complexo de aviação se distingue por sua alta capacidade de manobra, uma ampla gama de armas e suporte da tripulação”.
@CAS