Em uma cerimônia realizada no dia 04 de dezembro, na NAF 403 Flying Training School (403 FTS), em Kano, a Força Aérea da Nigéria (NAF – Nigeria Air Force) recebeu mais dois Aero Vodochody L-39ZA, completamente revisados e modernizados.
As duas aeronaves de treinamento avançado, matrículas NAF 354 e NAF 364, passaram pela revisão de grande porte LEP (Life Extension Program), realizada pelo fabricante Aero Vodochody, na República Techa. Conforme o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Marechal Sadique Abubakar, uma terceira aeronave do mesmo modelo está finalizando a revisão LPE, e será entregue em breve. Outras três aeronaves estão nas instalações da Aero Vodochody, em Praga, passando pelo mesmo processo de modernização, e serão recebidas no terceiro trimestre de 2021.
Passam por revisões em nível de parque (PDM – Periodic Depot Maintenance), realizadas em unidades militares na Nigéria, dois Alpha-Jet do 407 Air Combat Training Group, em Kainji. Dois caças Chengdu F-7Ni do 64 Air Defence Group, passam por uma revisão do tipo LEP, em Makurdi. Outros sete F-7 serão enviados para a China, onde serão revisados e modernizados.
Estão previstas revisões nos helicópteros Mi-24V e A-109, além do C-130H, prefixo NAF 918, entrará em manutenção PDM no primeiro trimestre de próximo ano, elevando para três o número de Hércules colocados em serviço pelos esforços dos técnicos da NAF.
Na semana passada noticiamos aqui no Site da RFA, o reecbimento de um helicóptero de transporte Mi-171E, adquirido da Croácia. Em breve chegarão ao país africano, 12 novas aeronaves de ataque Embraer A-29 Super Tucano, além de três novos caças chineses JF-17 Thunder.
@FFO