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Força Aérea da Nigéria investe na manutenção das suas aeronaves

10 de novembro de 2020
Três Dassault-Dornier Alpha Jet A nigerianos, em revisão no hangar do 407 ACTG, na Base Aérea de Kainji (Foto: NAF).

A Força Aérea da Nigéria (NAF), tem demonstrado capacidade técnica de manutenção da sua frota, realizando inspeções de grande porte em diversos modelos de aeronaves, em diversas instalações no país.

Na Base Aérea de Kainji, estado do Níger, técnicos do 407 Air Combat Training Group (407 ACTG), realizam inspeção de grande porte do tipo PDM – Periodic Depot Maintenance, em duas aeronaves Dassault-Dornier Alpha Jet A, matrículas NAF 465 e NAF 471, incluindo cheques dos seus motores. Em março deste ano, noticiamos que o Alpha Jet, NAF 455, havia passado por revisão e retornou ao voo 407 ACTG.

Recentemente dois Lockheed C-130H (NAF 913 e NAF 917), da 221 Wing, do 201 Heavy Airlift Group, passaram por inspeções PDM, realizadas pelos técnicos nigerianos nos hangares da Força Aérea, na Base Aérea de Lagos, capital do país. Um terceiro Hércules entrará em revisão em breve.

O Lockheed C-130H, NAF 913, do 201 Heavy Airlift Group, em operação após passar por inspeção em Lagos (Foto: NAF).

Na Base Aérea de Kano, a NAF realizou a inspeção de grande porte LEP – Life Extension Programmes (Programas de Extensão de Vida), em três L-39ZA do Advanced Flying Training Wing, do 303 Flying Training School. Outros três treinadores do mesmo modelo entrarão na mesma inspeção em breve.

Essas informações partiram do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nigeriana, Marechal Sadique Abubakar, durante uma visita à Base Aérea de Kainji, em 3 de novembro. Na ocasião, o Marechal Abubakar, revelou que grandes inspeções começaram nos caças chineses Chengdu F/FT-7NI, do 64 Air Defence Group, na Base Aérea de Makurdi.

“Temos 16 funcionários chineses nas instalações da NAF em Makurdi, que estão nos apoiando nos trabalhos para recuperação dos F-7, que muito em breve estarão de volta em operação. A ideia é mobilizar todos os ativos do NAF para garantir que a Nigéria esteja protegida”, disse o oficial-general, que completou “Esperamos 18 funcionários da República Tcheca para trabalhar com nosso pessoal na reativação do L-39ZA. Acreditamos que a ideia é construirmos a capacidade para realizar essas atividades de manutenção inteiramente por conta própria em pouco tempo.”

Técnicos da Aero Verochody, são esperados no país, para suporte nas atividades de revisão de alguns L-39ZA nigerianos (Foto: NAF).

Conforme dados divulgados pelo Marechal Abubakar, em 2015 a frota operacional da NAF estava em torno de escassos 35%, e hoje esta capacidade subiu para 84%. Para atingir estes números, o governo do país africano enviou mais de 200 pilotos e técnicos da Força Aérea, para realização de cursos de especialização no exterior, com objetivo de capacitar as operações e manutenção das aeronaves. Aproximadamente duas dezenas de aviões e helicópteros já voltaram ao serviço, após passarem por revisões realizadas por técnicos nigerianos.

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, ainda expressou a sua gratidão ao Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, o Presidente Muhammadu Buhari, por seu apoio contínuo à NAF, com a aquisição de 22 aeronaves novas nos últimos cinco anos, fato que não ocorria desde a década de 1980. Ainda são esperados 12 novos A-29 Super Tucanos, dos quais seis já foram produzidos e estão nos EUA, onde os pilotos e técnicos nigerianos passam por treinamento. A Base Aérea de Kainji, onde os novos Super Tucanos serão baseados, passou por grandes obras estruturais, necessárias para acomodar os novos aviões.

O primeiro Super Tucano nigeriano, NAF 19-2033, em frente ao hangar da Embraer/SNC (Foto: Embraer/SNC).

@FFO

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