Força Aérea da Nigéria inaugura instalações dos A-29 Super Tucano. A Força Aérea da Nigéria (NAF) inaugurou recentemente as novas instalações da Base Aérea de Kainji, destinadas a abrigar a frota de caças Embraer/SNC A-29 Super Tucano. Um evento de inauguração foi realizado em 27 de abril, com a presença de diversas autoridades da Nigéria e dos Estados Unidos, responsável por financiar e gerenciar as obras.
As obras foram realizadas em parceria com o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, e custaram cerca de US$ 38 milhões. As melhorias nas instalações da Base Aérea de Kainji foram entregues em duas etapas, sendo a primeira concluída em 2021 para receber com segurança as primeiras aeronaves. A segunda fase, concluída agora, ocorre menos de dois anos após a entrega do último A-29 Super Tucano.
Entre as principais obras em Kainji estão a construção de uma área de armazenamento de munições, depósitos subterrâneos, área para manutenção e montagem de armamentos e munições. Como suporte às operações, foram construídas áreas de treinamento para técnicos e tripulantes, salas de apoio e áreas para briefing das operações. Um hangar existente foi completamente reformado e modernizado, tendo sua rede elétrica ampliada para manter as aeronaves, bem como para suprir as novas oficinas de manutenção.
Na área de manobras foi construída uma nova pista de táxi e uma plataforma para operações com as aeronaves municiadas, chamada “área quente”. Além disso, foram construídos 12 hangaretes para proteção das equipes de manutenção e das aeronaves. O projeto também incluiu uma nova infraestrutura de segurança, com a instalação de novas cercas no entorno da Base, além de melhorias nos pontos de controle de acesso de pessoas.
Atualmente a frota de doze caças A-29 da NAF, atualmente desempenha um papel fundamental nas operações das Forças Armadas do país para combater organizações extremistas, como o ISIS-África Ocidental e o Boko Haram. Recentemente chegaram dos EUA os últimos seis pilotos treinados no Super Tucano, que agora constituem o quadro total de 24 tripulantes estabelecido no contrato de aquisição dos aviões.
Fonte: US Army
@FFO