Força Aérea da Letônia recebe treinadores produzidos localmente. A Latvijas Gaisa Spēki, ou Força Aérea da Letônia (LGS) incorporou recentemente dois novos monomotores de treinamento “Tarragon”, produzidos pela empresa nacional Pelegrin Limited. As aeronaves, matrículas 021 e 022, foram recebidas no dia 02/12 pelo Ministro da Defesa, Artis Pabriks, no Aeródromo de Ādaži (EVAD), onde fica a linha de produção do Tarragon.
“Graças à cooperação entre a indústria de defesa nacional e as nossas Forças Armadas, a produção de aviões na Letônia foi reativada. Podemos nos orgulhar do que nossos técnicos e engenheiros estão fazendo”, disse Pabriks.
Após a cerimônia dem Ādaži, os Tarragons decolaram para a sua nova casa, a Base Aérea de Lielvarde, onde foram recebidos pelo Coronel Viesturs Masulis, Comandante da Força Aérea Letã.
Em Lielvarde os Tarragons serão utilizados principalmente no treinamento de pilotos, missões de ligação e apoio à outras unidades. Nesta Base Aérea está sediado o 1º Esquadrão de Aviação, equipado com aeronaves de transporte e treinamento Antonov An-2 e os Tarragon, além de helicópteros Mi-17-1V e UH-60M Black Hawk.
O monomotor Pelegrin Tarragon é um ultraleve avançado com design de asa baixa, cockpit fechado para dois tripulantes dispostos em tandem, trem de pouso triciclo retrátil. Sua velocidade máxima é de até 370 quilômetros por hora, podendo decolar em cerca de 225 metros e pousar em cerca de 150 metros.
Fonte: MD Letônia
@FFO