Força Aérea da Indonésia realizou exercícios de ataque aéreo. A Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara, ou Força Aérea da Indonésia (TNI-AU), realizou nesta segunda-feira (19/04), um exercício envolvendo disparos de mísses ar-superfície Kh-29TE e bombas MK82.
As missões envolveram dois caças-bombardeiros Sukhoi SU-30MK2, do Esquadrão Aéreo 11 “Petir” (Trovões), da Base Aérea Sultan Hasanuddin Makassar, e foram realizados na área de testes AWR Pandanwangi Lumajang, Java Oriental.
O exercício também envolveu dois caças F-16 Fighting Falcon do Esquadrão 3 “Elang Biru” (Ninho do Dragão), da Base Aérea de Madium, que lançaram bombas MK82. As operações foram filmadas por uma equipe à bordo de um Boeing 737-200 do Esquadrão 5 “Putru Duyung” (Sereias Negras), de Ujung Pandang, além de um KC-130B Hercules do Esquadrão 32, da Base Aérea de Malang, que realizou apoio de reabastecimento em voo para os caças.
Produzido pela empresa russa Vympel, o míssil guiado ar-superfície (ASM) Kh-29TE, pode ser lançado em distâncias entre 10 e 30 quilômetros do alvo. Carrega uma ogiva de 320 kg, destinada para destruir alvos em terra ou mar.
As missões consistiam nas aeronaves de combate decolando das suas unidades, realizar o lançamento dos mísseis e bombas em AWR Pandanwangi Lumajang, retornando para suas bases, após um reabastecimento em voo.
@FFO