Força Aérea da Indonésia prestes a receber o Airbus A400M. A Força Aérea Indonésia ou Tentara Nasional Indonesia-Angkatan Udara (TNI-AU) está se preparando para a chegada de duas aeronaves de transporte Airbus A400M Atlas, que deve ser entregues nos próximos meses, após a assinatura do contrato de aquisição pelo governo indonésio no final de 2021.
A Indonésia deverá se tornar o 10º país a implantar o A400M, em um acordo que inclui pacotes abrangentes de manutenção e suporte de treinamento. A Carta de Intenções também descreve a potencial aquisição de quatro aeronaves A400M adicionais no futuro, elevando o total para seis unidades A400M na TNI-AU. Uma aeronave deve chagar no primeiro semestre, e a segunda, no segundo semestre de 2024.
Este movimento estratégico reafirma o compromisso da Indonésia em manter uma força de defesa aérea robusta e capaz, preparada para enfrentar os desafios do cenário geopolítico em evolução. Os movimentos têm incluído compra de aeronaves, radares e armamento de defesa aérea.
A TNI-AU já recebeu várias aeronaves, como aeronaves de transporte militar Lockheed Martin C-130J Super Hércules, helicópteros militares de transporte tático H-225M Caracal e aeronaves de transporte CN-212i. As próximas adições à sua frota incluem os caças Dassault Rafale e os Airbus A400M.
O Airbus A400M Atlas é uma aeronave de transporte militar turboélice de quatro motores. Foi projetado pela Airbus Military, agora Airbus Defense and Space, como um avião de transporte tático com capacidades estratégicas para substituir aeronaves de transporte mais antigas, como o Transall C-160 e o Lockheed C-130 Hércules. O A400M é dimensionado entre o C-130 e o Boeing C-17 Globemaster III.
Além das suas capacidades de transporte, o A400M pode realizar reabastecimento aéreo e evacuação médica quando equipado com equipamento apropriado. O A400M pode transportar veículos, armas táticas, pessoal e carga para pousos em diversos terrenos, seja em pistas curtas ou superfícies não pavimentadas.
A aeronave possui a capacidade de transportar 116 pessoas totalmente equipadas e prontas para o combate e tem um alcance impressionante de 4.800 milhas náuticas ou aproximadamente 8.900 quilômetros. Além da Indonésia, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, França, Turquia, Luxemburgo, Malásia e Cazaquistão empregam o A400M, que hoje tem 178 pedidos firmes e 111 aeronaves entregues.
@CAS