Força Aérea da Indonésia apresentou seu primeiro C-130J Super Hércules. O primeiro C-130J-30 Super Hercules da Força Aérea da Indonésia (TNI-AU – Tentara Nasional Indonesia Angkatan Udara) foi apresentado oficialmente em 08/03, para autoridades do país. Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta, e contou com a presença do presidente indonésio, Joko “Jokowi” Widodo, do Ministro da Defesa, do Chefe das Forças Armadas, entre outras autoridades e convidados.
No evento, o novo C-130J da TNI-AU, matrícula A-1339, foi recebido pelos bombeiros do aeródromo com o seu tradicional arco d´agua. Após conhecer a aeronave, o presidente Jokowi, simbolicamente descerrou o emblema do Esquadrão Aéreo 31 (Skadron Udara 31), unidade que irá operar a aeronave.
A chegada na Base Aérea de Halim Perdanakusuma, em Jacarta, ocorreu no dia 06 de março, finalizando um longo translado, iniciado 34 horas antes em Marietta, na Geórgia (EUA). Ainda ostentando a matrícula provisória americana N51008, o Super Hércules realizou escalas técnicas e pernoites nos aeródromos de Monterrey (México); Honolulu, Havaí (EUA); Kwajalein (Ilhas Marshall); e Guam (EUA).
Esse é o primeiro de quatro C-130J-30 adquiridos novos pelo Ministério da Defesa da Indonésia (MoD). Um comunicado do MoD informou que as próximas aeronaves deverão ser recebidas em junho, julho e outubro deste ano, com a última chegando ao país em janeiro de 2024.
Atualmente a TNI-AU possui cerca de 23 envelhecidos C-130B/H distribuídos em três esquadrões de transporte: Skadron Udara 31 (SkU 31), da Base Aérea Halim Perdanakusuma, em Jacarta; o SkU 32 da Base Aérea Abdul Rachman Saleh, em Malang; e o SkU 33 da Base Aérea Sultan Hassanudin, em Makassar.
Todos cinco novos C-130J-30 serão reunidos no SkU 31, que irá repassar seus atuais C-130H para o SkU 32. Esse esquadrão hoje possui quatro C-130H e cinco C-130B mais antigos, que serão desativados em breve.
De acordo com a Lockheed Martin, mais de 520 C-130J Super Hercules, em 18 versões diferentes, foram entregues para 26 operadores diferentes em 22 países. A Indonésia opera o C-130 desde a década de 1960, em missões de ajuda humanitária e socorro em desastres, além de fornecer apoio militar e de manutenção da paz na região do Pacífico
@FFO