Força Aérea da Eslováquia aposentou Fokker 100. O Esquadrão de Transporte de Autoridades da Força Aérea da Eslováquia (SAF) aposentou em 11/02 um dos seus dois Fokker 100, que agora serve como fonte de peças para a última aeronave deste modelo em serviço.
Antes de sair de operação definitivamente, a aeronave, matrícula OM-BYC, realizou um voo sobre o país. Após o pouso na capital Bratislava, ele foi armazenado e suas peças e componentes serão utilizados no último Fokker 00 operacional (OM-BYB).
No final do ano passado, o governo da Eslováquia comprou dois jatos executivos Bombardier Global 5000 para a modernização da frota de transporte de autoridades. O primeiro, matrícula canadense C-FDIL, chegou no dia 17/02 em Bratislava. O segundo, matrícula civil 9H-AVA, está nas instalações da Bombardier em Biggin Hill, Inglaterra.
Assim que ambos G5000 estiverem comissionados e operacionais, o último Fokker 100 da SAF deverá ser retirado de serviço, o que é esperado para este semestre. Ele é um dos últimos três Fk100 em operação na Europa, ao lado da dupla do Departamento de Ensaios em voo da Força Aérea Francesa (F-ZAFT/290 e F-ZASN/400).
Atualmente a frota do Esquadrão de Transporte de Autoridades da SAF está composta por dois Airbus A319CJ (OM-BYA e OM-BYK), um Fokker 100 (OM-BYB), um Bell 429 (OM-BYD), um Mi-171 (OM-BYH) e um AW189 (OM-BYW).
Além da modernização na frota de transporte de autoridades, o Ministério da Defesa está ampliando e modernizando a capacidade de transporte tático e logístico da SAF, baseada em sete bimotores Let 410 e dois Leonardo C-27J. No mês passado foi assinada uma Carta de Intenções para a compra de três Embraer KC-390 Millennium. Para ajudar a financiar os novos investimentos, o governo planeja vender até cinco Let 410, mantendo apenas dois deles na frota.
@FFO