Força Aérea Colombiana integra bombas Paveway II aos seus A-29 Super Tucanos. A Força Aérea Colombiana (FAC) concluiu com sucesso a integração das bombas guiadas a laser GBU-49 Paveway II à sua frota de aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, utilizados em missões de ataque leve e apoio aéreo aproximado. Este avanço reforça as capacidades ofensivas da FAC e atende o objetivo de modernização das plataformas de combate da Força.
O processo de integração do GBU-49 seguiu um esquema semelhante ao realizado anteriormente com as bombas EGBU-12 Paveway II nos antigos Cessna A-37B Dragonfly, já desativados. Foram realizadas diversas fases de compatibilidade das armas com os sistemas de tiros do Super Tucano, validando desde o sistema de liberação, marcadores a laser e simulações de ataque ar-solo.
A bomba guiada GBU-49 de 500 libras (aproximadamente 227 kg) dispõem de dois sistemas de orientação (laser e GPS) que fornece maior precisão em diversas condições de combate. Atinge alvos com grande precisão, mesmo em situações de baixa visibilidade ou sob
condições climáticas adversas, garantindo capacidade operacional dia ou noite.
Com alcance efetivo de mais de 8 km, dependendo das condições, velocidade e altitude de
lançamento, a GBU-49 fornece para a FAC uma opção mais avançada para realizar operações com impacto altamente controlado, preciso e com risco mínimo de danos colaterais, mantendo em segurança a população civil.
A integração deste armamento ao A-29 Super Tucano é parte do esforço contínuo da FAC para adaptar as suas capacidades aos desafios do cenário operacional contemporâneo. Tal como acontece com outras plataformas, a implementação do GBU-49 reforça o papel da FAC na defesa da soberania nacional, fazendo uso de tecnologia de ponta para garantir o sucesso das suas missões.
@FFO