Força Aérea Colombiana incorpora novos Cessna 172S Skyhawk. Em 13 de julho, o Comandante da Força Aérea Colombiana (FAC), General Ramsés Rueda Rueda, fez a entrega oficial de quatro novos monomotores de instrução básica Cessna 172S Skyhawk, para Escuela Miliar de Aviación (EMAVI) “Marco Fidel Suárez”, sediada em Cali.
A chegada dos novos Cessna 172S na EMAVI, permitirá a gradual desativação da envelhecida frota de aeronaves T-41D Mescalero (versão militar do Cessna 172G/H), e que há mais de 50 anos é o principal treinador básico da Força Aérea Colombiana. Com eles, mais de 2.000 pilotos militares fizeram os seus primeiros voos, permitindo a formação de Oficiais de outras Forças como a Armada Nacional, além de Cadetes de países amigos como como Honduras, Panamá, El Salvador; Guatemala e República Dominicana.
“Hoje registramos um novo marco na nossa história, ao entregar para a Escola de Aviação Militar as novas aeronaves, mais seguras, confiáveis e modernas, para que os seus instrutores forneçam aos nossos jovens cadetes, a melhor instrução primária de voo, com novas tecnologias que satisfazem as nossas necessidades, além de requisitos operacionais em conformidade com os mais elevados padrões”, disse o General Rueda, em seu discurso.
Desde o seu início, a família Cessna 172 se tornou a ferramenta de instrução básica nas escolas de treinamento de voo em todo o mundo. Este monomotor de asa alta, com capacidade para quatro pessoas, é um dos aviões mais fabricados na história da aviação, com mais de 43 mil unidades produzidas desde 1955. Provavelmente esta é a aeronave de treinamento mais popular do mundo, desenhada para ser primordialmente fácil de voar, e caracterizada pelo seu baixo custo de operação e de manutenção.
Os quatro novos Cessna 172S Skyhawk incorporados pela EMAVI, receberam as matrículas de FAC 2470 à FAC 2473, e serão operados pelo Esquadrão de Treinamento 111.
Fonte: FAC/EMAVI