Força Aérea Colombiana desativou os últimos T-41D Mascarelo. A Força Aérea Colombiana (FAC) recentemente retirou do serviço suas últimas aeronaves de treinamento básico Cessna T-41D Mescalero, em serviço na Escola Militar de Aviação “Marco Fidel Suarez” (EMAVI), sediado em Cali. Por mais de meio século esse monomotor serviu como formador de novos pilotos militares das forças armadas da Colômbia e de países aliados.
Em dezembro de 1968 a FAC adquiriu um lote de 30 novos monomotores T-41D Mescalero (versão militar dos Cessna 172G/H), que foram transladados voando de Wichita, nos Estados Unidos, para a Colômbia pilotados por militares colombianos.
Posteriormente, alguns T-41D foram designadas para outras unidades da Força Aérea, principalmente para Unidades Aérea em Apiay, Melgar e Malambo, onde receberam adaptações para carregar foguetes de 2,75 polegadas ou quatro bombas leves. A ideia era utilizá-los em operações de apoio ao Exército e a Marinha em missões de ordem pública.
Ao ser desativada em dezembro do ano passado, a frota T-41D da FAC contabilizou mais de dois mil pilotos militares formados, em aproximadamente 90 mil horas de voos somadas. Com idade média de 54 anos, os avanços e as exigências de segurança nas atividades de formação de pilotos levaram a EMAVI a renovar a sua frota de instrução.
Como substituto dos Mascarelos, foi escolhido o seu “irmão” mais novo e moderno, o Cessna 172S Skyhawk, que possui um conjunto de aviônicos de última geração e uma cabine de comando avançada no conceito “glasscockpit” (detalhes aqui). Inicialmente a FAC adquiriu oito novos Skyhawk que compõem a frota da Escola Internacional de Asa Fixa (ESIAF) sediada na Base Aérea de Palanquero, em Puerto Salgar, Cundinamarca.
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