Pela primeira vez a Força Aérea do Exército de Libertação do Povo Chinês (PLAAF), deixou vazar o design do seu novo bombardeiro estratégico stealth de longo alcance. A “dica” surgiu no vídeo motivacional para o recrutamento de jovens para o serviço militar 2021, divulgado nesta terça-feira (06/01).
No vídeo, aos 3m36s uma cena futurística virtual apresenta uma aeronave desconhecida e encoberta, deixando visível apenas a silhueta em formato de asa voadora, com duas saliências na parte traseira da fuselagem. Alguns segundos depois, um jovem piloto remove o tecido, no momento em que a cena é cortada e a visão da aeronave é refletida indiretamente na viseira de um capacete.
Especialistas e pesquisadores, a aeronave seria o novo bombardeiro Xian H-20, ainda não conhecido no ocidente.
Segundo o analista militar chinês Wei Dongxu, em entrevista ao Global Times, o esboço divulgado do H-20 sugere uma aeronave muito similar ao bombardeiro americano B-2. De acordo com a seção transversal, a sua assinatura radar será mínima, mostrando que a China alcançou um avanço significativo no desenvolvimento da nova geração de bombardeiros stealth, disse Wei.
Este formato de avião mostrado no vídeo motivacional da PLAAF, vem de encontro com o modelo mostrado em 2018 em um vídeo institucional lançado pela empresa estatal Aviation Industry Corp of China, principal produtora de aeronaves militares chinesa. Apesar de nenhuma informação oficial por parte de Pequim, tudo leva a crer que o futuro H-20 serpa um jato de grande porte, formato de asa voadora stealth.
O H-20 tem sido objeto de especulação há muito tempo, e agora a Força Aérea exibiu seu esboço vago em um vídeo de recrutamento. Isso possivelmente significa que o design da nova aeronave não é mais segredos, e que o projeto de desenvolvimento está em fase avançada de produção. “Em breve poderemos ver um H-20 real”, previu Wei.
Para se aproximar do pensamento dos jovens chineses e encorajá-los a entrar no exército, o vídeo é estrelado pelos famosos atores locais Jackson Yee e Wu Jing, este último foi protagonista na série Wolf Warriors, fonte de inspiração e entusiasmo patriótico entre os chineses. O vídeo da PLAAF já foi visto aproximadamente 70 milhões de vezes no Weibo, rede social chinesa.
@FFO