• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Força Aérea Chilena desmonta seu único EB-707 AEW “Cóndor”

10 de abril de 2025
Força Aérea Chilena desmonta seu único EB-707 AEW "Cóndor"  (Foto: CJ Van Der Ende).
Força Aérea Chilena desmonta seu único EB-707 AEW “Cóndor” (Foto: CJ Van Der Ende).

Força Aérea Chilena desmonta seu único EB-707 AEW “Cóndor”. Uma fotografia divulgada nas redes sociais ontem (09/04) mostra que a Força Aérea Chilena (FACh) está desmontando o seu único Boeing EB-707 “Cóndor” de Alerta Aéreo Antecipado (AEW).

EB-707 FACh 904 sendo desmontado na Base Aérea Pudahuel em Santiago (Foto: Redes Sociais).
Imagem do EB-707 FACh 904 sendo desmontado na Base Aérea Pudahuel em Santiago (Foto: Redes Sociais).

Na imagem, cuja autoria e a data são desconhecidas, é possível ver a fuselagem do raro EB-707 Cóndor, matrícula militar 904, parcialmente desmontada, sem a seção dianteira (onde fica o icônico nariz bulboso e a cabine de comando), o radar lateral e algumas outras partes.

A desmontagem está ocorrendo na Base Aérea Pudahuel, localizada no setor militar do Aeroporto Internacional Arturo Benito Benitez, em Santiago, onde fica a sede do Grupo de Aviação Nº 10.

O Boeing EB707-385C AEW "Cóndor" FACh 904 tinha quase 60 anos (Foto: Simón Blaise).
O Boeing EB707-385C AEW “Cóndor” FACh 904 tinha quase 60 anos (Foto: Simón Blaise).

A aposentadoria do antigo EB-707 AEW só foi possível depois que a FACh comprou da Royal Air Force (RAF) dois Boeing E-3D Sentry de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AWACS) em 2022. Essas aeronaves, mais novas e modernas, assumiram a missão anteriormente realizada pelo Cóndor.

Sobre o EB-707 “Cóndor” FACh 904

O Boeing 707-385C AEW chileno, matrícula FACh 904 (c/n 19000/447), designado militarmente como “EB-707 Condor”, foi fabricado em 1965 pela Boeing que o utilizou inicialmente como uma das aeronaves de testes e demonstrações na época.

Cóndor com seu icônico nariz (Foto: Kenneth Brown).
Cóndor com seu icônico nariz (Foto: Kenneth Brown).

Em 1969 ele foi convertido em cargueiro e vendido para companhia aérea LAN Chile (matrícula civil CC-CEB). Em setembro de 1991 o Boeing 707 foi repassado para a Força Aérea Chilena, que o enviou para a Israel para conversão plataforma IAI Phalcon AEW.

Ainda equipado com motores originais P&W JT3D-3B de alto consumo de combustível e baixo rendimento, aliada a baixa disponibilidade de peças e componentes, tornaram esse vetor obsoleto.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login