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Força Aérea Belga se desfaz dos Embraer ERJ e do A321

29 de dezembro de 2020
Airbus A321-200 arrendado da portuguesa Hi Fly entre 2014 e 2020 (Foto: Wapo84).

Entre 23 e 24 de dezembro, a Força Aérea da Bélgica, ou Belgische Luchtmacht (BAF), teve uma redução de três aeronaves na sua frota de transporte, sendo um Airbus A321-200 e dois Embraer ERJ-135LR.

O Airbus A321-231, matrícula civil CS-TRJ (c/n 1004), estava arrendado pelo Ministério da Defesa da Bélgica (MoD) da companhia aérea portuguesa Hi Fly, desde 20 de maio de 2014. Ele era operado pelo Esquadrão 21 (Flight Liaison & Long Haul), pertencente à Ala 15, com sede em Bruxelas-Melsbroek (EBMB), e inicialmente o contrato era para um aluguel de quatro anos, mas acabou sendo prorrogado duas vezes. O final deste arrendamento será no próximo dia 30 de dezembro de 2020, e a aeronave realizou o último voo de treinamento no último dia 24/12, já sem os equipamentos militares de bordo, e pronta para ser devolvida ao proprietário português.

Dois Embraer ERJ145LR voaram nas cores da BAF entre 2001 e 2020 (Foto: Gavin).

Em 2019 a Belgian Defense decidiu pela venda dos seus quatro jatos regionais da Embraer, sendo dois ERJ-135LR (CE-01 e CE-02) de 34 assentos, e dois ERJ-145LR (CE-03 e CE-04) de 49 assentos. A companhia aérea francesa Amelia, do grupo Regourd Aviation, adquiriu todas as aeronaves, sendo que em novembro deste ano os dois ERJ-145LR foram entregues para o novo operador francês, onde receberam as matrículas F-HYOG (ex. CE-03) e F-HGYM (ex. CE-04). As duas últimas aeronaves, os ERJ-135LR (CE-01 e CE-02), deixaram o Aeroporto de Melsbroek no último dia 23/12, voando em traslado com destino à Brest-Bretagne, sem as marcações militares.

Os jatos da Embraer foram recebidos pela BAF entre 2001 e 2002 e foram destinados para o Esquadrão 21, no transporte de passageiros, tropas, autoridades (VIP) e remoção aeromédica (MEDEVAC). Com capacidade de operar em aeroportos com pouca infraestrutura e apoio externo, eles foram de grande importância para a BAF, operando em missões para nações da OTAN e membros da família real. Nesses 20 anos, 57 pilotos voaram voaram no quarteto da Embraer, que acumularam 36.774 horas de voo, em cerca de 20.000 missões.

Em 2018 o ERJ-135, CE-02, recebeu um adesivo em comemoração aos 70 anos do 21 Sq (Foto: Reinhard Zinabold)

Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, recentemente a Ala 15 recebeu o primeiro Airbus A400M, que irá complementar as baixas na frota belga para o transporte de tropas. Dois Dassault Falcon 7X (OO-LUM e OO-FAE) foram arrendados pelo MoD e serão operados pelo Esquadrão 21 no transporte de autoridades (VIP).

Para garantir a continuidade das operações, o Governo Belga contratou cerca de 20 voos  da companhia charter TUI para os meses de janeiro e fevereiro de 2021. A Bélgica faz parte do Comando Europeu de Transporte Aéreo Multinacional Conjunto, com sede em Eindhoven (Holanda), com o qual pode contar com aeronaves das nações componentes da unidade. Além disso, foi celebrado um acordo com as companhias aéreas nacionais ABELAG (Association Belge d’Aviation Général) e LuxAviation, para fornecer transporte logístico quando necessário.

@FFO

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