A Österreichische Luftstreitkräfte, ou Força Aérea Austríaca, aplicou uma pintura especial em um dos seus Saab J105OËs, alusiva aos 50 anos de operação e a sua consequente desativação, prevista para o final deste ano.
Para marcar o final deste capítulo na história da Força Aérea Austríaca, o Saab J105OË, matrícula 1140/BJ-40 (c/n 105-440), recebeu o belíssimo esquema de pintura “Golden Tiger”, criado pela empresa austríaca Artcore – Airbrush Design.
Em 11 de dezembro, foi realizada a cerimônia “50 anos de Saab J105OË & Fly out” na Base Aérea de Vogler, marcando a desativação da aeronave. Durante o evento, transmitindo online, a Ministra da Defesa austríaca, Klaudia Tanner, mencionou o papel do notável deste avião e dos seus operadores: “Este é o fim de uma era impressionante. Só graças ao excelente desempenho de nossos técnicos e dos nossos pilotos, que dominaram este jato à perfeição, foi possível uma operação de voo tão longa e segura. Especialmente no final de vida operacional, seu compromisso tem a tranquilidade e a garantia de voos seguros e sem acidentes.”
Em 1970 o Governo da Áustria adquiriu um lote de 40 aeronaves multifuncionais Saab J105OË, para funções de treinamento, reconhecimento, ataque ao solo e interceptação, sendo esta última uma missão considerada inadequada para um jato subsônico.
Dos 40 Saab J105OË adquiridos originalmente em 1970, 12 estão em serviço, 15 foram usados como fonte de peças de reposição para a frota ativa, um está no museu em Zeltweg e 12 foram perdidos em acidentes. Neste meio século de operações, os J105OË austríacos acumularam 156.502 horas de voo em 253.662 missões.
A partir de 2021, a Österreichische Luftstreitkräfte contará apenas com quinze Eurofighters para defesa aérea, pois ainda não há definição sobre o substituto do jato sueco.
Abaixo mais fotografias da belíssima pintura “Golden Tiger” aplicada no Saab J105OË, matrícula 1140/BJ-40. As imagens tem autoria da Österreichische Luftstreitkräfte e do fotógrafo Christian Kohlu.
@FFO