Primeiro F-16 da Força Aérea Argentina chegará nos próximo dias. A Força Aérea Argentina (FAA) publicou nas suas redes sociais, detalhes sobre o recebimento do primeiro F-16 Fightning Falcon, que chegará ao país nos próximos dias. Trata-se de uma célula não operacional e um lote de peças e componentes, destinados para o treinamento e familiarização de técnicos e tripulantes.
Parte do material chegará na Argentina por via marítima, enquanto a célula desmontada do F-16B MLU Bloco 10 e alguns componentes serão embarcados em dois C-130H Hércules da FAA. Militares argentinos estão na Dinamarca acompanhando e preparando o embarque da carga.
O destino do material será a Brigada Aérea VI na Base Aérea de Tandil, província de Buenos Aires, onde a FAA está construindo o Centro de Instrução e Aperfeiçoamento de F-16. No local serão treinados os profissionais que trabalharão com o novo vetor supersônico argentino.
Em abril deste ano, o governo argentino assinou a compra de 24 caças F-16AM/BM Bloco 15 da Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) pelo valor aproximado de US$ 338 milhões. O negócio envolve além dos 24 caças operacionais (16 F-16AM monopostos e oito F-16BM bipostos), uma célula de F-16 Bloco 10 desmontada para treinamento técnico, oito motores sobressalentes, pods designador de alvos e de reconhecimento, sistemas de guerra eletrônica, capacetes JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System), ferramentas, peças de reposição, treinamento de pessoal e demais equipamentos associados.
O planejamento prevê que até dezembro de 2024 seja entregue a célula do F-16 Bloco 10 para treinamento. Em dezembro de 2025 virão seis caças (dois F-16AM e quatro F-16BM); em 2027 mais dois F-16AM e quatro F-16BM e; em 2028 os seis F-16AM restantes.
@FFO