Força Aérea Argentina recupera quinto helicóptero SA 315B Lama. O III Esquadrão de Busca, Resgate e Tarefas Especiais, subordinado à IV Brigada Aérea da Força Aérea Argentina (FAA), agora conta com cinco helicópteros SA 315 B Lama operacionais, depois que o Grupo Técnico 4 realizou uma revisão completa para colocar em serviço mais uma aeronave.
Desta forma, a FAA aumenta as suas capacidades de asas rotativas na IV Brigada Aérea sediada em Mendoza. Em outubro do ano passado, a Unidade recebeu um helicóptero Bell 407 GXi novo e de um Cessna 182, que prestara suporte logístico ao Grupo de Caça 4.
Esta iniciativa contribui para dar continuidade na realização de atividades de apoio à comunidade e no cumprimento da missão principal do Esquadrão III, a busca e salvamento de tripulantes da FAA.
Graças à sua flexibilidade e versatilidade, os SA-315 B Lama são capazes de cumprir missões no ambiente operacional bastante peculiar da Cordilheira dos Andes, onde estão as montanhas mais altas da América. Desta forma, o Esquadrão III honra o seu lema: “Onde só o Condor ousa”.
O Aérospatiale SA 315 B Lama é impulsionado por um motor turboeixo Turbomeca Artouuste III-BI de 570 SHP. Tem capacidade de carga útil interna de 1.950kg e carga externa suspensa de 2.300kg.
O III Esquadrão de Busca, Resgate e Tarefas Especiais foi criado em 15 de agosto de 1977 na IV Brigada Aérea sediada em Mendoza, por sua proximidade com as montanhas mais altas da Cordilheira dos Andes, área natural para treinamento de tripulações e operação de asas rotativas em elevadas altitudes.
Os SA-315 B LAMA foram adquiridos inicialmente para atender às exigências da comissão nacional de fronteiras para apoio aos trabalhos de demarcação e manutenção dos limites da fronteira com o Chile.
Desde a sua criação, o Esquadrão III já realizou inúmeras tipo de missões nas montanhas como busca e resgate de aeronaves civis e militares acidentadas, resgate de alpinistas, auxílio às populações isoladas por tempestades de neve, treinamento de voo de montanha para pilotos argentnos e de países aliados, apoio para a construção do Hotel Refugio Plaza De Mulas (4.500 metros acima do nível do mar), entre muitas outras.
Fonte: IV Brigada Aérea