Força Aérea Argentina recebeu o terceiro Beechcraft Huron. A Fuerza Aérea Argentina (FAA) recebeu na tarde de sexta-feira (08/07), o terceiro Beechcraft TC-12B Huron adquirido da Marinha dos Estados Unidos (USN). A aeronave entrou no país através do Aeroporto Internacional El Plumerillo, na província de Mendoza.
O novo Huron, matrícula argentina TC-119, chegou ostentando uma mescla da pintura básica tradicional da US Navy (ex-BuNo 161518), sobrepostas pela bandeira e marcas da FAA. Como aconteceu com os dois primeiro TC-12, a aeronave será enviada para a Área Material de Rio Cuarto, na província de Córdoba, onde receberá a pintura cinza de baixa visibilidade, padrão da Fuerza Aérea Argentina.
O Ministério da Defesa da Argentina adquiriu dez bimotores Beechcraft C-12B Huron, desativados pela Marinha dos Estado Unidos, e armazenados no 309th Aerospace Maintenance and Regeneration Group (309th AMARG), da Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona. A transferência está sendo realizada através do Programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA para nações aliadas.
A primeira aeronave, o UC-12B Huron TC-117, chegou na Base Aérea de El Palomar, Província de Buenos Aires, em 26 de agosto deste ano, após um translado que durou quatro dias entre os Estados Unidos e a Argentina. A última aeronave deverá ser entregue para a FAA em 2024.
Os TC-12 da FAA são operados pela II Brigada Aérea, sediada em Paraná, Província de Entre Ríos. Abaixo a tabela dos “novos” Huron argentinos:
TC-12B:
UC-12B:
@FFO