Força Aérea Argentina recebeu o primeiro IA-63 Pampa III Bloco II. A Força Aérea Argentina (FAA) recebeu a nova aeronave de treinamento avançado IA-63 Pampa III Bloco II. O jato foi entregue oficialmente em uma cerimônia realizada sexta-feira (22/04), na Fábrica Argentina de Aviones “Brigadier San Martín” (FAdeA), em Córdoba, com a presença do Ministro da Defesa, Jorge Taiana, da Presidente da FAdeA, Mirta Iriondo, e demais autoridades militares e civis.
A aeronave entregue, matrícula A-707 (c/n 1034) realizou seu voo inaugural em fevereiro (conforme noticiamos), e será destinado à VI Brigada Aérea na Base Aérea de Tandil, província de Buenos Aires. Este é o Primeiro IA-63 Pampa III operacional na configuração “Bloco II”, destinada para o Esquadrão. Até agora, apenas as aeronaves experimentais (EX-03 e EX-04) do Centro de Testes de Voo da FAA possuíam os equipamentos Bloco II. A chegada do novo A-707 em Tandil, coincide com a conclusão das obras de recapeamento da pista da Base.
Em seu discurso, o Ministro Jorge Taiana destacou: “Esse Pampa que estamos entregando à Aeronáutica é um sinal do caminho que permite traçar o FONDEF [ Fundo de Defesa Nacional ]. Estamos muito orgulhosos e entusiasmados com o andamento do contrato com a Aeronáutica, onde entregaremos seis aeronaves novas e três modernizadas”, e acrescentou que “na próxima segunda-feira este avião junto com outros Pampas desembarcará novamente na VI Brigada Aérea após a reparação da Base Aérea Militar de Tandil. É um dia de duplo sucesso, temos um novo avião, um esquadrão, uma pista e uma base recuperada”.
A presidente da FAdeA, Mirta Iriondo, mencionou a importância desta nova entrega, destacando que “esta nova aeronave é a primeira entrega correspondente ao contrato plurianual assinado em 2021 com a Força Aérea Argentina, que, graças ao FONDEF, nos permite para dar visão a médio prazo à nossa indústria, isso é essencial para continuarmos fornecendo produtos e serviços estratégicos para o reequipamento de nossas Forças Armadas.“Hoje a FAdeA tem projetos ativos em cada uma de suas unidades de negócios, estamos finalizando a modernização de uma quinta aeronave Hércules, crescendo na manutenção de aeronaves comerciais, fornecendo aeroestruturas para a Embraer e avançando constantemente no desenvolvimento da nova aeronave IA 100, o que favorecerá o crescimento da indústria aeronáutica nacional incorporando as PMEs locais como atores estratégicos”.
O jato entregue pela FAdeA é o primeiro de um lote de seis unidades que a FAdeA planeja entregar para a Força Aérea até 2023. O contrato de cerca de US$ 103 milhões, envolve além das aeronaves, a conversão de três Pampa II para a versão Pampa III Bloco II, além da certificação do programa Bloco II, um simulador e armamentos.
O IA-63 Pampa é uma aeronave de treinamento avançado e combate leve, desenvolvido na década de 1980 entre a então FMA – Fábrica Militar de Aviones (atual FAdeA) e a alemã Dornier Flugzeugwerke. Em sua versão mais moderna, o Pampa III Bloco II, o jato monomotor subsônico está equipado com um cockpit digitalizado e sistema EVA (Embedded Virtual Aviniocs) da Elbit Systems, que fornece a capacidade datalink para a troca de dados e voz entre aeronaves e estações em solo.
Em missões de treinamento, o “Bloco II” é capaz de interagir em um cenário virtual, atuando em missões de combate simuladas com o uso de armamentos ou de radares contra alvos inimigos. Na versão de combate leve, o “Pampa III Bloco II” é equipado com um canhão DEFA-Giat 554 de 30 mm, cinco cabides (quatro subalares e um sob a fuselagem), podem carregar até 1.500 quilos de armamentos, entre foguetes ou bombas de diversas versões.
Conforme o banco de dados da Scramble Magazine, a FAA teria 24 jatos IA-63 operacionais, sendo 17 Pampa II (A-803 à A-807, A-811 à A-813 e A-814 à A-822); 06 Pampa III (A-700 à A-705); e 01 Pampa III Bloco II (A-707).
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO